DestaquesPolítica

Marcelo Lanzarin: “até pouco tempo atrás eu pensava como 95% das pessoas”

O Notícias Vale do Itajaí (NVI) segue juntamente com a Rádio Comunitária Bizz Fm98,3 na série de entrevistas com os vereadores de Blumenau. A semana abriu com Almir Vieira (PP), seguindo por Jens Mantau (PSDB), na terça e Alexandre Caminha (PP), na quarta-feira. Ontem (24) foi a vez de Marcelo Lanzarin (MDB) presidente do Legislativo Blumenauense ser sabatinado por Sandro Becker, da Bizz Fm, Jefferson Santos, do NVI com a presença de Maria Aparecida Teodoro tesoureira da Associação de Moradores da Itoupavazinha Centro.

Fotos: Jefferson Santos / Notícias Vale do Itajaí

>> Curta o Notícias Vale do Itajaí no Facebook
>> Siga o Notícias Vale do Itajaí no Twitter
>> Receba em primeira mão nossas notícias via WhatsApp
>> Entre no no canal do Notícias Vale do Itajaí no Telegram
>> Acompanhe o Notícias Vale do Itajaí no Instagram

Lanzarin iniciou sua entrevista falando sobre as mudanças que propôs na administração da Câmara Municipal que também tem proporcionado economia, além de inovação. “Acabamos com o papel e vamos poder redimensionar toda a estrutura da Casa” afirmou o presidente que ainda comentou que além do uso de tecnologia, pretende lançar um Plano de Demissão Voluntária para funcionários efetivos (concursados) sendo que algumas funções serão extintas.

Outra novidade que será apresentada em breve será um novo site, que segundo o vereador está sendo desenvolvido por um servidor de carreira e “será um site de navegabilidade muito fácil e todo o trabalho será voltado para a instituição Câmara de Vereadores e não para os vereadores, como é hoje”. “O que tínhamos planejado para executar em um ano e meio, vamos entregar em dez meses” frisou.

Ainda com relação a comunicação, Marcelo informou que conseguiu reduzir em 42% o gasto com a TVL e que o sinal deverá ser digital e com isso passará a ser gratuito, ou seja, a programação da TVL deixará de ser transmitida apenas um uma operadora de TV por assinatura, como é hoje, e terá o sinal aberto. “A TV Câmara passará a ter um caráter muito mais comunitário, levando informação e orientação para a comunidade” enfatizou.

Ainda em relação a economia, o medebista informou que as funções gratificadas serão extintas no Legislativo e serão criadas funções por competência, onde passarão a ser levadas em consideração 25 critérios. “Tivemos muito apoio dentro desse planejamento estratégico. Estamos tratando a Câmara, como uma empresa da iniciativa privada” falou apresentando números de economias conquistadas até aqui.

Ele também falou sobre a sede própria para o vereadores, e informou fazer questão de manter a Sede do Legislativa no Centro Histórico do Município, proporcionando um parque na redondeza, com passeio público para ciclistas e pedestres. “Desde que a cidade foi fundada, a Câmara não possui sua sede própria… Hoje eu tenho convicção que nós vamos conseguir trazer para Blumenau, com a sede própria da Câmara de Vereadores a indução de uma mudança completa no Centro Histórico da cidade.” afirmou ao concluir que para isso o Governo do Estado terá de doar apenas um imóvel para Blumenau, onde funcionava o Ambulatório Geral do Centro.

Sobre política e a ausência de representação de Blumenau, junto ao Congresso Nacional informou que “o mais difícil é conseguir mudar a percepção das pessoas com relação a visão que elas tem dos políticos” e que “até pouco tempo atrás eu pensava como 95% das pessoas” – ao relatar sobre o sentimento que os cidadão tem com relação a política – reconhecendo que alguns políticos fazem por merecer essa má avaliação, ao mesmo tempo que fez um apelo para que as pessoas parem de negar a sua representatividade. “Essa percepção hoje, para mim, é completamente diferente, por estar no meio e perceber que a maioria dos políticos são pessoas boas e que querem fazer a diferença.”

Confira a entrevista completa do vereador que ainda respondeu diversas outras perguntas, inclusive sobre seu projeto para 2020, quando teremos eleição municipal:

Presidente do Legislativo Blumenauense é sabatinado pela Rádio BIZZ FM 98,3 e o Notícias Vale do Itajaí:

Publicado por Notícias Vale do Itajaí em Quinta-feira, 24 de outubro de 2019
error: Conteúdo Protegido !!