DestaquesGeral

Estiagem e irresponsabilidade fazem disparar número de incêndios florestais em Blumenau

A falta de chuvas tem ocasionado um grave problema para o 3º Batalhão de Bombeiros Militar: somente em abril (até o dia 23), a corporação atendeu 34 ocorrências envolvendo incêndios florestais em Blumenau. Para se ter ideia, no ano de 2019, foram apenas três chamados desse tipo no mesmo mês. Ou seja, se mantida a média deste ano, o 3º BBM atenderá 44 ocorrências no mês de abril de 2020 no município, um número 14 vezes superior ao registrado no ano passado.

Uma das ocorrências de maior destaque neste ano é um incêndio em vegetação no bairro Velha Grande, que teve início na segunda-feira (20) e, pelo menos até sexta-feira (24), ainda estava ativo. Em todos os dias desde o seu início, os bombeiros militares estiveram no local para monitorar a área e combater as chamas, sem sucesso. A dificuldade se deve à base do terreno, formada por um tipo de turfa composta por restos de folhas, galhos, raízes, troncos e taquaras secas, que queima a cerca de meio metro de profundidade. Além disso, a elevada altitude do morro onde ocorre o incêndio e a localização dos focos em meio à mata fechada impedem que os bombeiros militares consigam levar água por intermédio do caminhão de combate a incêndio para encharcar o solo, única maneira possível de extinguir o incêndio por completo.

Incêndio em área de mata no bairro Velha Grande. Não há labaredas, apenas braseiros em profundidade na turfa, se espalhando muito lentamente morro abaixo.
Fotos: Divulgação / CBM

O combate tem ocorrido de forma manual, com apoio de enxadas, foices, bombas costais e abafadores. O 3º BBM também conta com o apoio do helicóptero Arcanjo-03 em lançamentos de água sobre os focos, que auxiliam a reduzir a propagação, mas que não conseguem penetrar a turfa para extinguir o incêndio por completo. O CBMSC permanece monitorando a área diariamente e efetuará o combate sempre que possível.

Na sexta-feira (24), por exemplo, seis viaturas do Corpo de Bombeiros foram deslocadas até o Morro Concórdia, no bairro Velha, para conter um incêndio em área de mata próxima de residências. Foram mais de seis horas de trabalho, em que o foco dos bombeiros foi além da extinção do incêndio, a proteção às residências mais próximas. A área total atingida foi de aproximadamente 1.500,00 m². Foram utilizados 15.500 litros de água, 5 viaturas e 9 bombeiros militares.

Incêndio no Morro Concórdia.

Vale lembrar que a estiagem sozinha não causa incêndios florestais. Estima-se que 99% das queimadas em nosso estado tenham causa humana. Por isso, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina recomenda que nunca se queime lixo ou móveis, que não se utilize fogo para limpeza de terrenos e que evite-se fazer fogueiras. A prática de queimada pode provocar alteração no equilíbrio dos ecossistemas, afetar a biodiversidade, causar danos a patrimônios, além de emitir gases poluentes, por isso é crime previsto no Código Florestal, na Lei de Crimes Ambientais e no Decreto Federal 6.154/08, com penas que podem chegar a quatro anos de reclusão e multa de até R$ 50 milhões.

error: Conteúdo Protegido !!