DestaquesPolítica

Cidade do Vale do Itajaí elege prefeito em eleição suplementar auditada internacionalmente

Eleitoral de Petrolândia, no Alto Vale do Itajaí, juntamente com eleitores de outros quatro municípios brasileiros foram às urnas neste domingo (13) para eleger novos prefeitos e vice-prefeitos. Além da cidade catarinense as eleições suplementares ocorreram em Sidrolândia (MS), Nova Prata do Iguaçu (PR), Campestre (MG) e Espera Feliz (MG). O novo pleito foi marcado porque os prefeitos eleitos em 2020 tiveram registro das candidaturas indeferido pela Justiça Eleitoral.

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a legislação determina que sejam realizadas novas eleições quando o candidato mais votado em uma eleição para uma prefeitura tiver o seu registro de candidatura indeferido pela Justiça Eleitoral de forma definitiva.

Em Petrolândia (SC), foi eleito o candidato Irone Duarte, do Partido Progressista (PP), que obteve 2.195 votos (47,98% do total de votos válidos). O vice eleito na chapa é Egoni, também do PP, numa forte disputa acirrada contra a emedebista Angela Adriana Kringes, que fez apenas 16 votos a mesmo, enquanto o terceiro colocado, Edson Silva Padilha, do Podemos recebeu apenas 201 votos.

Está foi a primeira vez que um pleito suplementar em Santa Catarina foi acompanhado por observadores internacionais integrantes de organizações não-governamentais de transparência eleitoral. Os quatro observadores acompanharam todo o processo eleitoral, incluindo as auditorias feitas para mostrar a confiabilidade das urnas eletrônicas utilizadas no Brasil.

>> Curta o Mesorregional no Facebook
>> Siga o Mesorregional no Twitter
>> Entre no canal do Mesorregional no Telegram
>> Converse com o Mesorregional pelo WhatsApp
>> Acompanhe o Mesorregional no Instagram
>> Inscreva-se em nosso canal do YouTube

Esses observadores irão preparar um relatório com percepções e eventuais sugestões. O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina, receberá esse documento e poderá, se quiser, seguir as recomendações, sem fugir das regras estipuladas pela Justiça Eleitoral.

Fotos: Antonio Augusto / Secom-TSE
error: Conteúdo Protegido !!