Lazer

Saiba a origem da calça chino e sua história

O clima está mais quente e você não quer usar aquele jeans de todo o dia, até porque quer algo mais leve mas sem deixar o estilo de lado, é onde a calça chino masculina entra em jogo. Vamos conferir dicas de uso e um pouco da história desse clássico da moda masculina.

Candidata da situação aparece como favorita para vencer eleições da OAB Santa Catarina

O calça chino clássica é feita de sarja, um tecido de algodão que também pode ser encontrado em calças jeans. Mas a sarja é naturalmente mais leve e, portanto, perfeita para temperaturas mais altas.

 

A calça chino tem uma história muito interessante, principalmente no que diz respeito a sua origem. Os chinos foram usados pela primeira vez como calças militares a partir de meados do século 19. Há quem defenda a tese de que o nome chino foi oriundo da palavra “chinês”, em espanhol, pois durante a guerra que ocorreu aos arredores do continente asiático, seus uniformes eram feitos de sarja, nesse período apenas importados da china, sendo então apelidados de chino.

 

Após o retorno dos soldados americanos da guerra hispano-americana, essas calças então são introduzidas no uso diário dos civis, pelo seu baixo custo de produção e praticidade, se tornando um item referência da moda masculina durante os séculos seguintes aos dias de hoje.

 

Características da calça chino

Para começar pelo tecido, já comentado anteriormente, a calça na maioria das vezes é feita de sarja, material leve e com boa respiração, ideal para os dias mais quentes.

O corte da calça chino é bastante casual, ou seja, mais largo nas coxas e quadris e mais estreito nos tornozelos, dando assim um contorno muito casual e clássico sem abrir mão de conforto.

Uma característica da calça chino, aliás, uma relíquia de sua época de origem, é o fato de não possuir pregas, facilitando a dobra de suas bainhas e virando também uma marca registrada da moda masculina.

Cores

A calça chino é uma combinação certa de elegância e estilo casual. As cores mais comuns de serem encontradas são tons claros como o bege, caramelo ou nude. Com a evolução da moda e a procura por novas opções de cores, a indústria começou a fabricar as peças em mais tonalidades, trazendo assim muitas alternativas para o homem moderno, as mais comuns são o marinho, verde oliva e cinza. Os tons marcantes de rosé e berry, fazem a calça chino ser companheira ideal para as noites de verão.

Versatilidade e conforto

Outra característica muito especial da calça chino é que a peça pode ser usada em quase todas as ocasiões. Quer seja no escritório ou nas horas de lazer, a calça chino é sempre uma opção certeira para o homem moderno.

Claro, você deve combinar as calças de acordo com a ocasião, mas uma camiseta t-shirt e um calçado casual nunca irão falhar.

Devido ao seu conforto, material leve e arejado, mas incrivelmente durável, a calça chino é ideal para o dia a dia, seja para usar de manhã no escritório ou no final do expediente para um drink com os amigos depois do trabalho. E o melhor, mantendo a casualidade e trazendo a história do homem moderno vestida em si mesmo.

Fotos: Divulgação / Damyller

error: Conteúdo Protegido !!