DestaquesSaúde

#VooPelaVida equipe aeromédica realiza transportes de órgãos para transplante

Durante o dia de ontem (6) o Arcanjo 03 realizou dois transportes de órgãos para serem transplantados no Hospital Santa Isabel, em Blumenau. Foi um coração, doado em Caçador e um fígado que surgiu de um doador de Chapecó. Órgãos que só chegam aos pacientes que necessitam de transplante, graças ao trabalho das equipes do Corpo de Bombeiros e do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).

Os órgãos transportados com extrema urgência com a coordenado do SC Transplantes, a Central Estadual de Transplantes de Santa Catarina, que centraliza e organiza todas as ações que envolvam captação e transplante no estado, atuando no gerenciamento das listas únicas de receptores de órgãos e tecidos, nos processos de captação e distribuição de órgãos e tecidos e ainda formula políticas de transplantes.

Fotos: Jefferson Santos / Notícias Vale do Itajaí

Um dos pilotos do Arcanjo 03, capitão Jair Pereira dos Santos Junior, conversou com o Notícias Vale do Itajaí e comentou qual a importância desse trabalho realizado através de aeronaves. “O coração é o órgão mais delicado, ele tem apenas quatro horas de resistência fora do corpo humano. Todos os procedimentos, tanto de retirada, quanto de transporte e de implante precisam ser rápidos e cautelosos” explicou o capitão Jair, deixando que sem aeronaves as cirurgias ficariam inviáveis de serem realizadas em cidades tão distantes.

Para se ter uma ideia da frequência desse tipo de trabalho realizado pelos helicópteros e aviões do Batalhão de Operações Aéreas do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, no dia 31 de dezembro foram realizados os transportes de seis órgãos. Ou seja, a vida de seis catarinenses foram salvas graças aos voos pela vida, que ocorrem há 8 anos.

 

>> Curta o Notícias Vale do Itajaí no Facebook
>> Siga o Notícias Vale do Itajaí no Twitter
>> Entre no no canal do Notícias Vale do Itajaí no Telegram
>> Acompanhe o Notícias Vale do Itajaí no Instagram

 

Santa Catarina é líder nacional na doação de órgãos

Quando o assunto é doação de órgão os catarinenses demonstram sua total solidariedade e dão exemplo para todos os brasileiros. Santa Catarina lidera o ranking no número de doações, sendo que o Estado consolidou um sistema de transplantes que é referência também internacional. De acordo com a SC Transplantes, em outubro de 2017, o estado atingiu a marca de 39 doadores efetivos de órgãos por milhão de população (p.m.p), enquanto a média nacional foi de 16,5 doadores por milhão de população.

O número é muito positivo. Até setembro de 2017, a SC Transplantes registrou 197 doações efetivas de órgão, 438 doações efetivas de tecido ocular e 938 transplantes de órgãos e tecidos em Santa Catarina. De acordo com a Secretaria do Estado da Saúde, “s investimentos em logística e em treinamentos das equipes dos hospitais, responsáveis pela identificação de potenciais doadores e abordagem junto às famílias, são os fatores determinantes para os resultados alcançados. Este ano, foram capacitados cerca de 800 profissionais de hospitais públicos e particulares.”

error: Conteúdo Protegido !!