Santa Catarina lidera crescimento do setor de serviços no Brasil
Santa Catarina registrou o maior crescimento do setor de serviços do país em janeiro, com uma alta de 3,4% em relação a dezembro. O estado ficou bem acima da média nacional, que teve uma retração de -0,2% no período. O ranking nacional tem ainda Mato Grosso do Sul (2,3%) e Ceará (1,7%) nas primeiras posições. No total, apenas 10 estados tiveram resultado positivo.

Os dados do IBGE indicam que o crescimento foi impulsionado pelos setores de transportes, turismo e serviços de informação e comunicação. O consumo das famílias também aumentou, reflexo da expansão da renda em Santa Catarina, que cresceu 14,6% em 2024.
O setor de transportes teve uma elevação de 8,2% em janeiro, ocupando o segundo lugar no país, atrás apenas do Rio de Janeiro (17,5%). O estado superou Minas Gerais (2,1%), Paraná (-1,3%) e São Paulo (-1,7%).
O turismo também apresentou forte crescimento. O volume de atividades econômicas ligadas ao setor teve um aumento de 7% em relação ao ano anterior, o dobro da média nacional de 3,5%. Quando comparado a dezembro de 2024, o turismo catarinense cresceu 1,7%, enquanto a média do país teve uma queda de -6,4%.
O secretário de Indústria, Comércio e Serviço, Silvio Dreveck, destacou que o crescimento da economia catarinense está relacionado à geração de emprego e renda, o que impulsiona o consumo e aquece diversos setores.
Foto: Divulgação/GOVSC
