Vice-prefeito de Lages é preso e acusado de manter ex-namorada em cárcere privado por três dias

O vice-prefeito de Lages, Jair da Costa Teixeira Junior (Podemos), de 30 anos, foi preso e está sendo acusado por sua ex-companheira de cárcere privado e ameaças, após manter a vítima trancada dentro de sua residência por aproximadamente três dias. A mulher, que teve o nome preservado, foi resgatada pela Polícia Militar no sábado (22), por volta das 13h, após conseguir realizar uma chamada de emergência usando o celular do próprio acusado, enquanto ele estava no banheiro.

O caso foi registrado em Boletim de Ocorrência e confirmado pela Polícia Civil, que autuou Jair com base nos artigos 129, §13 (lesão corporal contra mulher no contexto de violência doméstica) e 148 (sequestro e cárcere privado) do Código Penal. A defesa de Jair, por meio do advogado Fabrício Reichert, afirmou que só se manifestará após a análise do processo, que tramita em segredo de Justiça.
Segundo o relato da vítima, o ex-namorado não aceitava o fim do relacionamento, que durou cerca de um ano e terminou há dois meses. Ela afirmou que Jair levou um veículo para impedir sua saída de casa e a forçou a entrar na residência sob o pretexto de “conversar”. Lá, foi mantida trancada, impedida de sair, vigiada constantemente e ameaçada caso tivesse um novo relacionamento. Ainda segundo o boletim, o vice-prefeito escondeu a vítima no banheiro para que vizinhos não a vissem e tomou seu celular. Ele ainda obrigou a mulher a apagar mensagens e acessou seus dados pessoais sem autorização.
Repercussão política
A prefeitura de Lages, liderada por Carmen Zanotto (Cidadania), primeira mulher a assumir o cargo na cidade e eleita junto de Jair em 2024, divulgou nota oficial neste domingo (23) informando que os fatos serão apurados pelos órgãos competentes e reafirmando o compromisso da gestão no combate à violência contra a mulher. A nota (disponibilizada pelo Mesorregional na íntegra abaixo) destaca ainda o respeito ao devido processo legal, ao direito de defesa e à transparência.
O partido Podemos de Santa Catarina, ao qual Jair é filiado, também se manifestou. A deputada estadual Paulinha, presidente estadual da sigla, disse que as acusações causam “surpresa e preocupação” e reiterou que “a violência contra a mulher é inaceitável sob qualquer circunstância”. O vice-presidente estadual do Podemos, deputado Lucas Neves, também subscreveu o posicionamento (também disponibilizado na íntegra mais abaixo).
Histórico político
Jair Junior foi vereador de Lages por dois mandatos (eleito em 2016 e reeleito em 2020) e atualmente ocupa, além do cargo de vice-prefeito, a função de diretor-presidente da SEMASA (Secretaria Municipal de Águas e Saneamento). Ele foi eleito com 58,47% dos votos válidos junto com Carmen Zanotto.
A Prefeitura de Lages afirmou que acompanhará o desenrolar do caso e tomará medidas legais cabíveis dentro de sua esfera de atuação. Jair passou por audiência de custódia e permanece sob investigação e ainda teve que pagar 5 salários mínimos como fiança. A vítima, por sua vez, manifestou no Boletim de Ocorrência, temor pela própria integridade e disse que pretende prosseguir com a representação criminal contra o vice-prefeito.
Nota divulgada pela Prefeitura de Lages
“A Administração Municipal de Lages tomou conhecimento sobre o ocorrido no dia de hoje, envolvendo o nome do Vice-Prefeito e Diretor-Presidente da SEMASA, Jair Junior. Informamos que os fatos seguem sendo devidamente apurados pelos órgãos competentes.
Em conformidade com o que estabelece a Constituição, todos os envolvidos têm direito à ampla defesa e ao contraditório, conforme o devido processo legal.
A prefeita Carmen Zanotto, em consonância com sua atuação ética e compromisso com o bem-estar da população, reafirma seu compromisso inabalável no enfrentamento à violência contra a mulher e no combate a qualquer forma de discriminação, sempre seguindo os princípios da justiça e da transparência.
A Administração Municipal seguirá acompanhando a apuração dos fatos e tomará as medidas necessárias e legais dentro de sua esfera de atuação.“
Posicionamento oficial do Podemos SC
As denúncias envolvendo o vice-prefeito de Lages, Jair Junior, causam surpresa e preocupação. Como presidente do Podemos e, acima de tudo, como mulher, reforço o meu compromisso e do nosso partido: a violência contra a mulher é inaceitável sob qualquer circunstância.
Da mesma forma, este é o posicionamento do Deputado Lucas Neves, nosso vice-presidente Estadual, que tem sido um grande parceiro na luta pela proteção e respeito às mulheres.
Confiamos na apuração rigorosa dos fatos pelos órgãos competentes e seguimos firmes na construção de uma sociedade mais justa e segura, onde nenhuma vítima seja silenciada, e a Justiça prevaleça.
Deputada estadual Paulinha
Deputado estadual Lucas Neves
Foto: Reprodução / WhatsApp
