Brasil propõe ação conjunta contra desastres no Mercosul
O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) participou, nesta segunda-feira (5), da Comissão Especial de Emergência Sanitária e Ambiental do Parlamento do MERCOSUL (PARLASUL), em Montevidéu, no Uruguai. O Brasil foi representado por Armin Braun, diretor do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CENAD), que destacou a importância de estratégias coordenadas na gestão de crises climáticas e sanitárias.

Durante a reunião, foram debatidas ações de prevenção, adaptação e resposta a desastres naturais. Braun ressaltou que a troca de experiências e a integração regional são essenciais para fortalecer a proteção da população diante de eventos extremos. O encontro também discutiu medidas definidas pelas reuniões de ministros e autoridades da RMAGIR, grupo do Mercosul voltado à gestão de riscos.
O Brasil apresentou a ferramenta “Defesa Civil Alerta”, que utiliza tecnologia de transmissão via telefonia celular para avisar a população sobre riscos iminentes, como alagamentos, enxurradas, deslizamentos e vendavais. Também foram citadas atuações da Defesa Civil em tragédias como a da Região Serrana do Rio de Janeiro (2011) e do Rio Grande do Sul (2024).
Foto: Roberto Zacaria / SECOM GOVSC (Arquivo Mesorregional)