DestaquesEducação

Contraturno Maker transforma educação em Gaspar

A partir de 12 de maio de 2025, a Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Educação, inicia o Contraturno Maker, um projeto inovador em parceria com o SESI/FIESC que beneficiará cerca de 800 alunos do Pré ao 9º ano em seis escolas municipais. A iniciativa, que promove educação em tempo integral, oferece oficinas práticas focadas em tecnologia, inovação e aprendizado ativo, marcando um avanço significativo na rede pública do município.

As atividades, realizadas no contraturno escolar, abrangem áreas como tecnologia e robótica, matemática e games, comunicação, mídias, ciências e invenções. Baseadas na metodologia maker e na abordagem STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), as oficinas são conduzidas por especialistas em tecnologia do SESI, com o apoio de auxiliares de sala. O programa atenderá mais de 30 turmas, estimulando habilidades como raciocínio lógico, criatividade, pensamento crítico, expressão digital, comunicação e trabalho em equipe.

As escolas contempladas nesta fase inicial são: Vereador Laurentino Schmitt (Belchior), Mário Pederneiras (Lagoa), Norma Mônica Sabel e Angélica Costa (Margem Esquerda), e Zenaide Schmitt Costa (Santa Terezinha). Antes do início, o SESI realizou um mapeamento nas escolas para organizar as turmas, garantindo que as atividades sejam adaptadas às diferentes faixas etárias, desde a Educação Infantil até o Ensino Fundamental I e II.

O prefeito Paulo Koerich destacou a importância do projeto para a educação pública. “Estamos levando o futuro para dentro das nossas escolas. Com o Contraturno Maker, os alunos têm acesso a tecnologias de ponta no próprio ambiente escolar, sem precisar sair de seus bairros. É um passo decisivo para a formação de crianças e jovens, com uma educação pública de qualidade”, afirmou.

Foto: Divulgação / Prefeitura de Gaspar

error: Conteúdo Protegido !!