Summit Cidades 2025 reúne mais de 12 mil participantes e destaca inovação e boas práticas
A capital de Santa Catarina foi palco, entre os dias 24 e 26 de junho, da edição 2025 do Summit Cidades, considerado o maior encontro sobre cidades e desenvolvimento urbano do Brasil e um dos principais da América Latina. O evento aconteceu no CentroSul, em Florianópolis, reunindo mais de 12 mil participantes, quase o dobro do público da edição anterior.
Promovido pela Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (Fepese), em parceria com o Consórcio de Inovação na Gestão Pública (CIGA), o Consórcio Interfederativo Santa Catarina (CINCATARINA), a FECAM, a EGEM e outras instituições, o Summit Cidades apresentou mais de 660 atrações, entre painéis, palestras, oficinas e congressos paralelos, como o LicitaCIN e o COMPOL, que abordaram licitações, comunicação pública e política.

Entre os momentos mais aguardados, esteve a palestra do ex-presidente Michel Temer, que abordou a importância dos municípios no fortalecimento do pacto federativo brasileiro.
“São os municípios que fortalecem o Estado, e o Estado que fortalece a União. Essa é a verdadeira concepção federativa. A origem dos Estados e da União está na figura do município”, afirmou Temer, durante fala na sua palestra que lotou todos os auditórios simultâneos logo no primeiro dia do evento.
O encerramento ficou por conta do economista e comentarista Ricardo Amorim, que falou sobre o avanço da inteligência artificial e seus impactos no mercado de trabalho e na vida das pessoas. “O futuro já começou – e quem não se preparar, ficará para trás”, alertou Amorim, que estimulou o uso de Inteligência Artificial.
Outro destaque foi a Mostra de Boas Práticas Municipais, organizada por entidades como FECAM, CIGA e FEPESE, que reconheceu 46 iniciativas de destaque nas áreas de educação, saúde, meio ambiente, gestão fiscal, inclusão social e tecnologia, incentivando soluções criativas e replicáveis para os desafios enfrentados pelas cidades.
O Mesorregional acompanhou os três dias do evento, com cobertura completa, participação em palestras, especialmente do Compol, e aquisição de cursos e livros voltados ao aprimoramento da equipe de jornalismo político, em preparação para as eleições gerais deste ano.
Para o diretor executivo do Mesorregional, Jefferson Santos, a participação foi estratégica: “Nossa presença no Summit Cidades nos garante muito aprendizado, convívio e novos contatos, o que nos possibilita também a aproximação com autoridades, que vai muito além do conhecimento. Isso certamente auxilia na nossa evolução, para que consigamos levar cada vez mais conteúdo de qualidade para nossos leitores”, frisou.
Foto: Jefferson Santos / Mesorregional