Arcanjo 03 volta a atuar em Blumenau após 113 dias de manutenção

Nesta terça-feira (08/07), a aeronave Arcanjo 03, vinculada ao Batalhão de Operações Aéreas (BOA) do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), voltou a operar em Blumenau e cidades próximas, após um período de 113 dias em manutenção, um dos maiores períodos de manutenção. Durante esse intervalo, o serviço aeromédico foi mantido por uma operação integrada entre o helicóptero Águia da Polícia Militar de Santa Catarina e viaturas de resgate do CBMSC.
A manutenção da aeronave envolveu uma inspeção minuciosa, revisão de 600 horas do motor, além da substituição do módulo 4 do motor (turbina livre), um componente de alta complexidade tecnológica. Este módulo, que atingiu o limite máximo de ciclos estabelecido pelo fabricante, foi importado da França por meio do procedimento de troca standard, prática comum na aviação. Nesse processo, o módulo usado é enviado ao fornecedor e substituído por outro revisado, certificado e com nova vida útil definida, assegurando a segurança operacional da tripulação e da aeronave.

A equipe do Arcanjo 03 é composta por um comandante de aeronave, um oficial do CBMSC, dois tripulantes operacionais e a equipe médica do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) Aeromédico, formada por um médico e um enfermeiro. Segundo o comandante do BOA, tenente-coronel Hugo Manfrin Dalossi, a manutenção é um processo contínuo e essencial para a corporação. “Mesmo diante dos desafios do setor aeronáutico, como a aquisição do módulo 4 — um componente de alta tecnologia e grande demanda mundial — seguimos um rigoroso cronograma de manutenção para garantir a segurança e a confiabilidade da operação aérea, em compromisso com a população catarinense e a tripulação”, afirmou.
O Mesorregional acompanhou de perto e esteve em coletivas e conversas a fim de cobrar o direito da população.
Confira as imagens do Arcanjo 03 em funcionamento:
Foto: Divulgação / Imprensa 3º Batalhão de Bombeiros Militar
