Confira normalização do abastecimento em Blumenau após obras na ETA 3

Os recentes episódios de falta de água em Blumenau, especialmente na Rua Araranguá e suas transversais, foram causados pelas obras de melhorias realizadas na Estação de Tratamento de Água (ETA 3), localizada no bairro Progresso. Conforme informado pelo Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) na última sexta-feira, dia 4, as intervenções nos filtros da estação reduziram a capacidade de produção em 50%, impactando diretamente o abastecimento em 11 bairros das regiões Sul e central da cidade.
Os bairros afetados incluem Progresso, Garcia, Glória, Valparaíso, Vila Formosa, Jardim Blumenau, Bom Retiro, Ribeirão Fresco, Centro, Ponta Aguda e Vorstadt. A redução na produção da ETA 3 causou baixo nível nos reservatórios, gerando intermitência no fornecimento de água. Para minimizar os impactos, o Samae disponibilizou caminhões-pipa para reabastecer os reservatórios, garantindo a manutenção do sistema enquanto as obras eram realizadas.
As melhorias na ETA 3 foram concluídas nesta quinta-feira, dia 10 de julho de 2025, e a estação já voltou a operar com capacidade total. Com isso, a expectativa é que o abastecimento de água seja normalizado ao longo do dia e durante a madrugada de sexta-feira, dia 11. O Samae destacou que, à medida que o nível dos reservatórios aumenta, o sistema se pressuriza, restabelecendo o fornecimento nas áreas afetadas.

Vale lembrar que, desde o final de 2024, parte da água produzida pela ETA 3 também é utilizada para abastecer outros bairros atendidos pela ETA 2, devido à instalação de um novo sistema de bombeamento próximo ao Parque Prefeito Carlos Curt Zadrosny. Essa interconexão ampliou o impacto das obras, podendo ter afetado outras regiões da cidade.
O Samae reforçou a importância do consumo consciente durante o período de obras, priorizando o uso da água para consumo humano e higiene pessoal. Para dúvidas ou relatos de problemas, a população pode entrar em contato pelo telefone 115 ou pelo WhatsApp (47) 99997-1621.
Foto: Divulgação / Prefeitura de Blumenau
