Incêndio em fábrica de móveis mobiliza grande operação em Gaspar
Um incêndio de grandes proporções atinge, desde o fim da manhã desta segunda-feira (21), um galpão de uma fábrica de móveis localizada no bairro Paraíso dos Pôneis, às margens da Rua Anfilóquio Nunes Pires, em Gaspar. O Corpo de Bombeiros Militar mobilizou guarnições de Gaspar e Blumenau, com uso da Auto-Escada Mecânica, totalizando seis viaturas em operação.

O fogo teve início às 11h15min e por volta das 16h30min, os trabalhos de combate às chamas ainda estavam em andamento. Dois caminhões-pipa do SAMAE de Blumenau também foram acionados para reforçar o abastecimento de água, o que chama atenção para uma realidade preocupante: a dependência cada vez maior de apoio externo para suprir a falta de estrutura operacional nas unidades do Corpo de Bombeiros Militar da região.

“As guarnições controlaram o incêndio com aproximadamente 1 hora de combate, porém o rescaldo (extinção dos focos de incêndio restantes) é um processo bem mais lento, pelo fato de haver muito entulho sobre os materiais ainda em chamas, o que necessita de maquinário apropriado para remover tais entulhos de tamanho considerável muitas vezes.” informou o tenente-coronel Muniz, comandante do 3º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar.
“A Prefeitura de Gaspar está apoiando com uma retroescavadeira para fazer a referida remoção desses entulhos/escombros, facilitando o acesso da água até esses materiais ainda em chamas. Vale ressaltar que existe risco de colapso da cobertura, o que demanda alguns cuidados para colocar em risco nossas guarnições.” ressaltou o comandante.

Déficit estrutural em evidência
A utilização de caminhões-pipa de autarquias e empresas privadas tem se tornado comum em ocorrências de incêndio, até mesmo de menor porte, em Blumenau e cidades vizinhas. Os caminhões-pipa não são viaturas emergenciais, demoram mais tempo para serem carregados com água e necessitam escolta ou suporte logístico da Guarda Municipal de Trânsito ou da Polícia Militar, o que atrasa a resposta ao incêndio.
Em Blumenau, município com mais de 360 mil habitantes e 500 km² de área, o Corpo de Bombeiros conta com apenas um caminhão-tanque – o mesmo que tombou no Complexo Viário do Badenfurt em 2023, e que, mesmo após passar por reforma completa, continua apresentando problemas mecânicos recorrentes.
Com relação a este atendimento, o comando dos bombeiros informou que Com relação a este atendimento, o comando dos bombeiros informou que os caminhões pipa da SAMAE de Blumenau e de Gaspar, auxiliaram “para facilitar o andamento dos trabalhos, pois todos os bombeiros podem se dedicar à parte do combate às chamas, agilizando o processo. Porém, ressalto que nesta ocorrência, tínhamos cerca de 25 mil litros de água transportada por nossos caminhões, o que é mais que suficiente para o combate e rescaldo.”
Foto: Daniel Rodrigues / Especial leitor Mesorregional