DestaquesSegurança

Polícia Civil mira esquema de drogas e lavagem com criptomoedas no Litoral de SC

A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio do Departamento de Investigações Criminais (DIC) de Blumenau, deflagrou na manhã desta terça-feira (22) uma operação policial contra o tráfico de drogas e lavagem de dinheiro por meio de criptomoedas. A ação cumpriu quatro mandados de busca e apreensão domiciliar nas cidades de Balneário Camboriú, Itapema e Porto Belo, tendo como alvo três homens investigados.

As diligências fazem parte de um desdobramento de inquérito iniciado em 2023, após a análise de aparelhos celulares apreendidos durante outra etapa da investigação. Conforme apurado, parte do dinheiro proveniente da venda de entorpecentes era dissimulado através de máquinas de mineração de criptomoedas, fornecidas por um dos investigados. A movimentação financeira ilícita ultrapassa os R$ 230 milhões.

Diante dos indícios de crimes financeiros e associação ao tráfico, a autoridade policial responsável representou pelas medidas cautelares, incluindo busca e apreensão domiciliar e quebra de sigilos fiscal, bancário e telefônico. As solicitações foram referendadas pelo Ministério Público e deferidas pelo Poder Judiciário.

Durante a operação, as equipes apreenderam quatro veículos, aparelhos telefônicos, equipamentos eletrônicos, dinheiro em espécie e vasta documentação. Todo o material recolhido será fundamental para o avanço das investigações e a identificação de outros possíveis envolvidos na organização criminosa.

A Polícia Civil continua com os trabalhos para desarticular completamente a rede criminosa, que unia o comércio ilegal de drogas ao uso de tecnologia para ocultar a origem do dinheiro. Os nomes dos investigados não foram divulgados, e o inquérito segue em andamento.

Foto: Divulgação / PCSC

error: Conteúdo Protegido !!