Justiça converte em preventiva prisão de caminhoneiro que causou tragédia na BR-470

O motorista de caminhão preso em flagrante após provocar um grave acidente na BR-470, em Apiúna, na madrugada desta sexta-feira (25), teve a prisão convertida em preventiva durante audiência de custódia realizada na tarde do mesmo dia. A decisão foi proferida pelo juízo da Vara Regional de Garantias da comarca de Blumenau, após análise do caso com manifestações do Ministério Público e da defesa do acusado.

De acordo com o inquérito policial, o homem dirigia sob efeito de álcool, apresentando sinais de embriaguez e conduzindo o caminhão em zigue-zague, até colidir frontalmente com um automóvel ocupado por uma família de Rio do Sul que viajava para Joinville. O teste do bafômetro acusou 0,94 mg/L, valor muito acima do permitido pela legislação brasileira.
A audiência de custódia, conforme prevê a legislação, não tem o objetivo de colher depoimentos sobre o crime, mas sim avaliar a legalidade da prisão e verificar se o detido teve seus direitos constitucionais respeitados, como a integridade física, direito à informação, e contato com advogado e familiares. Estiveram presentes na sessão o juiz, o promotor de Justiça, o réu e seu defensor.
Com a decisão da Justiça, o motorista permanecerá detido preventivamente, enquanto as investigações seguem em andamento. O caso é acompanhado com atenção por órgãos de segurança, entidades de trânsito e a sociedade, dada a gravidade e repercussão da tragédia. A identidade do indivíduo não foi divulgada.

Foto: Divulgação / CBVU