Segurança

MPSC e Polícia Civil reforçam parceria no combate ao crime e ao feminicídio

Durante a solenidade comemorativa aos 213 anos da Polícia Civil de Santa Catarina (PCSC), realizada nesta terça-feira (29), em Florianópolis, a Procuradora-Geral de Justiça do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), Vanessa Wendhausen Cavallazzi, defendeu ações integradas no enfrentamento ao crime organizado e ao feminicídio, além de ressaltar a necessidade urgente de reforço no efetivo policial do Estado.

O evento contou também com a presença da Vice-Governadora Marilisa Boehm, representando o Governo do Estado, e foi marcado por homenagens a servidores da PCSC, com reconhecimento por mérito e tempo de serviço, além da entrega de equipamentos e recursos voltados à valorização da segurança pública.

Em seu discurso, a Procuradora-Geral reafirmou o compromisso de cooperação institucional entre MPSC e Polícia Civil: “Em Santa Catarina, nossas instituições vão trabalhar de forma articulada, porque não somos concorrentes; somos parceiros. Somos parceiros da Polícia Civil para gestionar, junto ao Governador, o aumento do efetivo da Polícia Civil desse estado, que não pode estar defasada”, afirmou.

Vanessa também foi enfática ao abordar o enfrentamento à violência contra a mulher: “Também vamos priorizar o combate ao feminicídio. De 2020 a 2024, os números giraram em torno de 57 casos por ano. Em 2025, caíram para 51. Mas eu pergunto: quantos feminicídios são toleráveis entre nós? Nenhum. Nenhum feminicídio será tolerado entre nós.”

A Procuradora-Geral finalizou destacando que nenhuma instituição tem solução isolada para o problema e que apenas com diálogo e ações conjuntas será possível reduzir de forma efetiva os índices de violência em Santa Catarina.

Foto: Divulgação / PMSC

error: Conteúdo Protegido !!