Zelensky é recebido por Trump na Casa Branca

Na tarde desta segunda-feira (18), o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, chegou à Casa Branca, em Washington, acompanhado de líderes europeus, para um encontro com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. A reunião ocorreu às 14h30min (horário de Brasília) e teve uma recepção distinta daquela feita ao presidente da Rússia, Vladimir Putin, na semana passada, no Alasca.

Em entrevista coletiva ao lado de Trump, Zelensky elogiou os “esforços” dos EUA para encerrar o conflito. Trump, por sua vez, destacou o recente encontro com Putin e afirmou acreditar em “possibilidade de progresso”.
“É uma honra ter o Presidente da Ucrânia conosco… Acho que estamos progredindo… Tivemos uma boa reunião com o Presidente da Rússia e acho que algo pode sair disso”, declarou Trump.
O líder americano ainda reforçou: “Vamos trabalhar com a Ucrânia, vamos trabalhar com todos, e vamos garantir que, se houver paz, essa paz seja duradoura. Não estamos falando de dois anos e depois acabar nessa confusão de novo”.
Ao ser questionado por um repórter sobre “qual lado tem as melhores cartas”, Trump evitou responder. Zelensky, por sua vez, aproveitou para rebater o mesmo jornalista que o criticou em fevereiro por usar roupas militares: “Você está usando o mesmo terno da última vez”, disse, em tom de ironia.
Aquele encontro anterior entre Trump e Zelensky havia terminado de forma abrupta, marcado por declarações ríspidas do republicano. Desta vez, apesar da tensão diplomática, o clima foi considerado mais construtivo.
Questionado se os EUA considerariam enviar tropas para uma eventual força de paz, Trump respondeu: “Estaremos envolvidos”.
Após a coletiva, os líderes entraram para uma reunião fechada.

Foto: Divulgação / PMSC