DestaquesEconomia

Santa Catarina terá oitavo porto com investimento bilionário da Coamo

O governador Jorginho Mello (PL) anunciou nesta segunda-feira (25) a instalação do oitavo porto de Santa Catarina, fruto de um investimento de R$ 3 bilhões da Coamo, maior cooperativa agroindustrial do Brasil. O novo terminal será construído em Itapoá, com previsão de início das operações em 2030, ocupando uma área de 43 hectares.

O espaço contará com três berços de atracação, com capacidade projetada para movimentar 11 milhões de toneladas por ano. A estimativa é de 2 mil empregos gerados durante as obras e 1.000 vagas diretas na fase de operação.

Segundo o governador, a novidade reforça o protagonismo catarinense na logística portuária: “Eu não tenho dúvida que será um passo gigantesco para Santa Catarina. Nós vamos para o oitavo porto. Veja bem o tamanho que nós somos e a quantidade de portos. Nós somos o campeão do Brasil”, afirmou Jorginho.

A Coamo, que já opera no Porto de Paranaguá (PR) e movimenta quase 5 milhões de toneladas anuais, enfrenta dificuldades com filas no escoamento da produção de soja, milho e trigo de seus 32 mil cooperados. De acordo com o presidente executivo, Airton Galinari, a escolha por Santa Catarina foi motivada pelo ambiente de negócios favorável e pelas obras estruturais em andamento, como a dragagem da Baía da Babitonga e as duplicações das rodovias SC-416 e SC-417.

“Esse é um sonho dos nossos produtores. Aqui já é um projeto diferente, em que trabalhamos há quase 10 anos. Esse terminal pode movimentar até mil caminhões por dia. Então isso nos motiva a escolher Itapoá para esse grande investimento”, destacou Galinari.

O secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias, Beto Martins, também ressaltou a importância estratégica: “Santa Catarina já era o único estado do Brasil com seis portos, agora terá oito. Esse empreendimento privado reforça nossa vocação logística e vai gerar milhares de empregos”, disse.

Com a chegada da Coamo, Santa Catarina consolida-se ainda mais como referência em comércio exterior, ampliando sua capacidade de importação e exportação e projetando ganhos para a economia estadual e nacional.

Foto: Roberto Zacarias / Secom GOV SC

error: Conteúdo Protegido !!