GeralSegurança

Rio do Sul inicia projetos para desassoreamento e enchentes

A Prefeitura de Rio do Sul iniciou o processo de licitação para elaborar projetos executivos de desassoreamento e contenção de margens em cinco ribeirões do município, visando prevenir cheias e erosões. A ação, com valor máximo de R$ 659.940,00, marca um avanço histórico na manutenção de cursos d’água locais.

A Prefeitura de Rio do Sul lançou o Pregão Eletrônico nº 147/2025 para contratar serviços de engenharia especializados na elaboração de projetos executivos de contenção de margens, retaludamento e desassoreamento em cinco ribeirões: Bela Aliança, Cobras, Tigre, Itoupava e Taboão. O foco é em intervenções em trechos estimados de 1 km em cada um deles.

As empresas interessadas podem enviar propostas a partir das 8h desta sexta-feira (5 de setembro), com a sessão pública marcada para as 8h de 19 de setembro, na plataforma Compras BR. O valor máximo global estabelecido é de R$ 659.940,00.

A empresa vencedora será responsável por produzir o projeto executivo completo, incluindo levantamentos planialtimétricos e batimétricos, eventual sondagem geotécnica, modelagem dos volumes de desassoreamento, definição de acessos para máquinas, soluções de contenção de margens (como gabiões, enrocamentos ou concreto), retaludamento com biomanta e hidrossemeadura, limpeza de materiais orgânicos e inorgânicos, e, quando necessário, projeto de supressão vegetal com recomposição.

📲 Clique aqui e faça parte do nosso grupo no WhatsApp

De acordo com o secretário de Segurança Pública de Rio do Sul, Mário Ponticelli Junior, o objetivo é obter projetos executivos prontos e tecnicamente robustos para limpeza e melhorias nos ribeirões, acelerando a capacidade do município de iniciar obras de desassoreamento e estabilização de margens. Essas medidas são fundamentais para a prevenção e mitigação de cheias, erosões e assoreamentos futuros.

Ponticelli destacou que uma empresa já está executando o projeto de limpeza e desassoreamento de mais um ribeirão, o Canoas, em uma extensão de aproximadamente 600 metros, desde a região da Ximbica em direção ao bairro Fundo Canoas.

“Pela primeira vez na história, a Prefeitura de Rio do Sul terá projetos para a limpeza e desassoreamento e, possivelmente, obras de contenção em seis ribeirões, e não apenas ações isoladas. É importante para que possamos realizar o trabalho e também ganhar experiência para este tipo de serviço, que precisa ser constante para mitigar efeitos de grandes volumes de chuva”, afirmou o secretário.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é artes-campanha-procon_720x100.jpg

Foto: Divulgação / Prefeitura de Rio Do Sul

error: Conteúdo Protegido !!