Será reaberta na sexta-feira (12/09) UPA 24h, em Rio do Sul
A Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) de Rio do Sul será reaberta na próxima sexta-feira (12/09), a partir das 8h, na rua Paul Fritz Kurt Brehsan, no loteamento Brehsan, bairro Canta Galo. A entrega oficial inclui um breve ato de reinauguração, marcando o fim de uma reforma que envolveu troca de piso, pintura interna e externa, além de melhorias em móveis e alvenaria. A obra foi realizada em parceria entre a prefeitura de Rio do Sul, por meio da Secretaria de Saúde, e a Unidavi, que custeou o novo piso avaliado em R$ 248 mil. O piso, padrão hospitalar, cobre os 1.120 metros quadrados de área construída e substitui o antigo, danificado, garantindo maior mobilidade, durabilidade e adequação para o transporte de macas e equipamentos.
📲 Clique aqui e faça parte do nosso grupo no WhatsApp
A Secretaria de Saúde investiu cerca de R$ 110 mil nas demais intervenções, como pintura – que está 90% concluída e será finalizada a tempo – e reformas gerais. O prefeito Manoel Arisoli Pereira destacou que a união de esforços permitiu a conclusão em menos de quatro meses, proporcionando uma unidade digna para usuários e eficiente para a equipe. A UPA, inaugurada em setembro de 2016, ampliou a cobertura médica municipal, reduzindo a demanda em hospitais e unidades de saúde. Em seu primeiro ano, realizou 44 mil consultas; em 2024, o volume chegou a 71 mil, um aumento de cerca de 61%. Atualmente, a equipe conta com 45 servidores em enfermagem, radiologia, farmácia e administrativo, 12 médicos e 12 profissionais terceirizados para limpeza e vigilância.
Com a reabertura, os atendimentos provisórios no Hospital Samária, no bairro Sumaré, encerram na quinta-feira (11/09), às 21h. A partir dessa data, pacientes devem se dirigir ao ambulatório do hospital, enquanto a equipe organiza o retorno de equipamentos, documentos e móveis à sede original. Desde 23 de maio, o Samária atendeu em média 150 pacientes por dia na UPA provisória, com demandas urgentes transferidas para o Hospital Regional. O secretário de Saúde, Cláudio Azevedo da Silva, ressaltou a parceria com a Unidavi e os hospitais Samária e Regional, que garantiu a continuidade dos serviços durante a reforma.

Foto: Divulgação / Prefeitura de Rio Do Sul