Blumenau terá unidade da cervejaria alemã Hofbräuhaus, símbolo da Oktoberfest de Munique
O destino do tradicional restaurante Thapyoka, na Praça Hercílio Luz, no Centro Histórico de Blumenau, acaba de ser definido — e promete marcar um novo capítulo na história gastronômica e turística da cidade.
O local, que já abrigou também a Continental e a Expresso Choperia, receberá agora uma unidade da Hofbräuhaus, uma das cervejarias mais tradicionais da Alemanha, símbolo mundial da Oktoberfest de Munique.
📲 Clique aqui e faça parte do nosso grupo no WhatsApp
A novidade foi anunciada pelo prefeito Egidio Ferrari (PL) durante o Oktoberfest Summit, realizado no Teatro Carlos Gomes, e rapidamente ganhou repercussão nas redes sociais. A franquia blumenauense será apenas a segunda unidade da marca no Brasil, juntando-se à de Belo Horizonte (MG).
Disputa acirrada e investimento milionário
A Hofbräuhaus foi representada na licitação pelo Makkã Lounge Bar, que venceu a concorrência pública com 159 lances — superando a cervejaria Balbúrdia.
A proposta vencedora chegou a R$ 12,3 milhões, valor quase três vezes maior do que o lance mínimo estabelecido pelo município. O contrato prevê uma concessão de 20 anos para a utilização do espaço.
Reflexo da internacionalização de Blumenau
O anúncio vem na esteira da viagem institucional de Egídio Ferrari e comitiva à Alemanha e à Itália, onde foram firmadas importantes parcerias e ações de integração internacional.
Durante a visita, o prefeito e a realeza da Oktoberfest Blumenau participaram pela primeira vez do desfile oficial da Oktoberfest de Munique, um gesto histórico que conectou as duas maiores festas germânicas do planeta, projetando Blumenau diante de milhões de espectadores e turistas internacionais.
Além do impacto turístico, a agenda internacional gerou avanços concretos em educação e inovação, como a parceria entre a FURB (Universidade Regional de Blumenau) e a Universidade de Trento, na Itália, focada em inovação e qualificação acadêmica.
Outro resultado foi a capacitação inédita de guias turísticos brasileiros na Alemanha, realizada durante a Oktoberfest de Munique, fortalecendo o processo de internacionalização e formação profissional do turismo blumenauense.
Reflexo da internacionalização de Blumenau
O anúncio vem na esteira da viagem institucional de Egidio Ferrari e comitiva à Alemanha e à Itália, onde foram firmadas importantes parcerias e ações de integração internacional.
Durante a visita, o prefeito e a realeza da Oktoberfest Blumenau participaram pela primeira vez do desfile oficial da Oktoberfest de Munique, um gesto histórico que conectou as duas maiores festas germânicas do planeta, projetando Blumenau diante de milhões de espectadores e turistas internacionais.
Além do impacto turístico, a agenda internacional gerou avanços concretos em educação e inovação, como a parceria entre a FURB (Universidade Regional de Blumenau) e a Universidade de Trento, na Itália, focada em inovação e qualificação acadêmica.
Outro resultado foi a capacitação inédita de guias turísticos brasileiros na Alemanha, realizada durante a Oktoberfest de Munique, fortalecendo o processo de internacionalização e formação profissional do turismo blumenauense.
“Blumenau segue chamando a atenção do mundo… Isso é motivo de orgulho para todos nós, porque uma marca mundial como a Hofbräuhaus escolher Blumenau significa que acredita no nosso potencial, na nossa economia, no nosso turismo e no futuro da cidade. E essa boa notícia chega num momento mais especial do ano, durante a nossa Oktoberfest Blumenau, a maior festa alemã das Américas.” pontou Ferrari em suas redes sociais.
Foto: Jefferson Santos / Mesorregional