Trânsito

Fiscalização de ciclomotores em Blumenau já apreendeu quase 30 veículos irregulares desde agosto

A Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), intensificou a fiscalização de ciclomotores no município e, desde agosto, 28 veículos já foram recolhidos ao pátio municipal por estarem em situação irregular.

As ações são realizadas em conjunto com a Polícia Militar e têm como objetivo aumentar a segurança nas vias, diante do crescimento expressivo do uso desse tipo de veículo na cidade.

De acordo com o Contran (Resolução 996/23), os ciclomotores — veículos de duas ou três rodas, elétricos com potência superior a 1.000 watts ou a combustão de até 50 cm³ — devem ser registrados e licenciados, e seus condutores precisam possuir Carteira Nacional de Habilitação nas categorias A ou ACC.

O secretário de Trânsito e Transportes, Fábio Campos, explica que a medida busca reduzir riscos.

“A gente tem acompanhado com atenção o crescimento do uso de ciclomotores em Blumenau. Intensificamos a fiscalização porque o nosso foco sempre foi e continua sendo a segurança no trânsito. Um veículo irregular representa risco não só para o condutor, mas para todos que compartilham a via”, afirma.

Além da fiscalização, a Escola Pública de Trânsito mantém ações educativas voltadas aos condutores de patinetes elétricos e veículos autopropelidos. A plataforma “Certificado de Condução Segura”, disponível no site da Prefeitura, oferece videoaulas e avaliação on-line. Quem for aprovado recebe um certificado digital com QR Code, comprovando o aprendizado.

error: Conteúdo Protegido !!