Procon interdita empresa de pneus em Blumenau após reclamações de consumidores
O Procon de Blumenau interditou temporariamente, na manhã desta segunda-feira (03), as atividades da Impacto Prime, loja de pneus e serviços automotivos localizada na Rua Dr. Pedro Zimmermann, 2788, no bairro Itoupavazinha. A decisão foi tomada após o órgão receber 36 reclamações formais de consumidores relatando supostas práticas abusivas e falhas na prestação de serviços.
📲 Clique aqui e faça parte do nosso grupo no WhatsApp
De acordo com o diretor do Procon, César Campezatto, a ação foi motivada por uma decisão cautelar antecedente, que prevê a suspensão temporária das atividades por até 20 dias. Durante esse período, a empresa deverá apresentar uma proposta de resolução das demandas.
“Estamos cumprindo o nosso papel de fiscalizar e proteger o consumidor. A decisão prevê a interdição da empresa e a lavratura de 36 autos de infração. Nosso objetivo não é multar, e sim resolver os problemas. A empresa tem um prazo para apresentar uma proposta de solução, e se houver acordo, as atividades poderão ser retomadas antes do fim da interdição”, explicou Campezatto.
Entre as reclamações registradas estão venda casada e falhas na prestação de serviços. Segundo o diretor, a suspensão busca “evitar um risco coletivo aos consumidores” enquanto as apurações são concluídas.
O supervisor de vendas da Impacto Prime, Alisson Simas, disse que a empresa recebeu a ação do Procon com surpresa.
“Temos 36 reclamações em dois anos, o que dá, em média, uma por mês, sendo que atendemos mais de mil carros nesse mesmo período. A maioria dos casos que foram à Justiça tiveram decisão favorável à empresa. Por isso, fomos pegos de surpresa com essa interdição”, afirmou.
Simas ressaltou que a loja mantém o compromisso com o bom atendimento e que nenhum serviço é realizado sem autorização do cliente.
“Todos os serviços feitos aqui são autorizados verbalmente e por escrito. Nós não obrigamos ninguém a trocar peças ou contratar serviços adicionais. Se o cliente quiser apenas comprar o pneu e levar, pode fazer isso sem problema algum”, garantiu.
A Impacto Prime informou que seu departamento jurídico já está em contato com o Procon e que deve apresentar uma proposta de ajuste ainda nesta segunda, com o objetivo de retomar o funcionamento o quanto antes.
Foto: Jefferson Santos/Mesorregional
