Ex-vereador pode sair da intendência do Garcia em Blumenau após denúncia de “rachadinha”
O ex-vereador Maurício Goll (PSDB), atual intendente do Distrito do Garcia, em Blumenau, pode deixar o cargo nos próximos dias após perder força política em decorrência de uma denúncia criminal oferecida pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) por suposta prática de “rachadinha” durante seu mandato na Câmara de Vereadores. A informação é extraoficial, mas fontes ligadas à prefeitura e ao partido do Goll indicam que o posto ficará vago por alguns dias, similar ao que acontece no Distrito da Vila Itoupava após outra denúncia envolvendo o intendente Norberto Ramalho (PL).
📲 Clique aqui e faça parte do nosso grupo no WhatsApp
A denúncia, protocolada em 2 de outubro de 2025 pela 6ª Promotoria de Justiça da Comarca de Blumenau, acusa Goll e um de seus ex-assessores de concussão (art. 316 do Código Penal), em continuidade delitiva (art. 71), com participação de ambos (art. 29). O documento, baseado em investigação do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), detalha um esquema que teria ocorrido entre 2021 e 2024, exigindo repasses de parte dos salários de assessores comissionados como condição para manutenção nos cargos.
Esquema envolveu quatro assessores e repasses de até R$ 5,1 mil por vítima
O Mesorregional apurou em primeira mão que a denúncia do MPSC, acusa Goll, que exerceu mandato de vereador de janeiro de 2021 a dezembro de 2024 e integrou a Vice-presidência da Mesa Diretora no biênio 2023-2024, estruturou o estratagema com o assessor. Os repasses eram feitos em espécie diretamente a Goll ou via transferências Pix para empresas que produzem objetos de premiação esportiva, para quitar dívidas pessoais do ex-vereador com troféus, medalhas e eventos esportivos.
Os fatos delituosos são divididos em quatro episódios e o Mesorregional poupará a exposição dos envolvidos, considerados como vítimas pelo MPSC. De acordo com a denúncia as vítimas relataram constrangimento, com o assessor de Goll atuando na cobrança e ameaças veladas de exoneração. Depoimentos destacam frases como “você não sabe quanto vai ganhar no outro lugar” e medo de perda do emprego.
MPSC pede condenação e reparação ao erário
O promotor Rodrigo Andrade Viviani requer o recebimento da denúncia, citação dos acusados, oitiva de testemunhas (incluindo as quatro vítimas e investigadores do GAECO) e condenação, com fixação de valor mínimo para reparação de danos ao erário (art. 387, IV, do CPP).
Contexto político e vagas na prefeitura
A saída de Goll tende a ocorrer próximo de uma outra baixa na administração municipal. No Distrito da Vila Itoupava, o intendente Norberto Ramalho (PL) deixou o cargo em reflexo a uma denúncia do vereador Ito de Souza (PL) por suposto uso indevido de veículo oficial para favores pessoais, como transportar morador e buscar criança na escola. Ambas as vagas devem ficar temporariamente vagas por alguns dias.
Procurado, Goll informou no final da manhã desta terça-feira (04) que estava a caminho do tratamento médico do seu pai e que se pronunciará em breve. Mas de antemão afirmou que confia na Justiça e que esclarecerá toda a situação.
Também entramos em contato com o advogado Guilherme Vieira, responsável pela defesa do ex-vereador no início da tarde de hoje, que nos retornou com a seguinte nota:
“A Defesa do Sr. Maurício Goll informa que ele ainda não foi formalmente citado sobre a acusação, motivo pelo qual reservará suas manifestações exclusivamente nos autos.
De todo modo, quanto ao eventual teor da acusação referida, o Sr. Maurício prestará com serenidade os esclarecimentos que forem necessários ao Poder Judiciário, no momento oportuno, reiterando sua inocência e a idoneidade da sua conduta no exercício do cargo de Vereador, como também ao longo de toda a sua vida pública, trabalhando sempre em prol da comunidade blumenauense.
A partir deste momento, quaisquer outras informações e esclarecimentos, conforme já informado, serão apresentados exclusivamente nos autos do processo, quando assim for formalmente instado.”
Foto: Divulgação / CMB
