Parque da Leitura reúne crianças neste sábado (09/11), no Parque Ramiro Ruediger
Neste sábado (09/11), o Parque da Leitura promove programação especial em homenagem ao Dia da Consciência Negra, das 9h às 12h, no Parque Ramiro Ruediger. Em caso de chuva, as atividades serão realizadas no espaço coberto do Parque Alcantaro Corrêa (Parque das Itoupavas). Todas as atrações são gratuitas, abertas ao público e contam com intérprete de Libras.
O secretário municipal de Cultura e Relações Institucionais, Sylvio Zimmermann, destaca que o Parque da Leitura é um dos principais programas culturais de Blumenau, promovendo a leitura, valorizando autores locais e incentivando o sonho das crianças. “Ao celebrar a identidade afro-brasileira, resgata tradições e valoriza talentos locais. Além de inclusivo, mostra o seu compromisso com a pluralidade cultural.”
📲 Clique aqui e faça parte do nosso grupo no WhatsApp
A programação inclui a contação de histórias com a professora Cinára Schaefer, que apresentará a boneca Abayomi – símbolo da tradição africana no Brasil, confeccionada com retalhos de tecidos, nós e tranças, sem uso de cola ou costura. Ela também conduzirá oficina prática para ensinar a confecção das bonecas.
A oficina de dança afro, que resgata as tradições e a herança dos povos africanos e afrodescendentes, será ministrada pelo historiador, poeta e intérprete de Libras Lucas de Araújo Alves. Natural de Carpina (PE), ele é professor de História na EBM Bilíngue Quintino Bocaiúva.
A contadora de histórias, escritora e poetisa Shirlei Dickmann, referência em formação de leitores e apaixonada pela arte de narrar, também integra a programação. Com trajetória no projeto, ela já atuou como coordenadora do Parque da Leitura, onde contou histórias e organizou atividades que aproximam crianças, famílias e a literatura.
Foto: Divulgação / Prefeitura de Blumenau
