BEC decide vaga na final da Copa SC e sonha com retorno ao cenário nacional após quase três décadas
Neste domingo (9), o Blumenau Esporte Clube (BEC) disputa uma das partidas mais decisivas dos últimos 30 anos. A equipe enfrenta o Joinville Esporte Clube (JEC) pelo jogo de volta das semifinais da Copa Santa Catarina, no estádio do Sesi, às 15h. No primeiro confronto, o Coelho venceu por 1 a 0.
📲 Clique aqui e faça parte do nosso grupo no WhatsApp
Em caso de vitória do Blumenau por um gol de diferença, a decisão vai para os pênaltis. Se vencer por dois gols ou mais, o BEC garante vaga na final. Em caso de empate ou derrota, o Joinville será o finalista da competição.
Mas a vaga na final não é o único objetivo do Tricolor blumenauense. O clube também segue na briga por um lugar na Série D do Campeonato Brasileiro de 2026. A disputa pela vaga nacional está entre o BEC e o Marcílio Dias, que enfrenta o Figueirense na outra semifinal. No primeiro jogo, o time da capital venceu por 3 a 0.
Para conquistar a classificação à Série D, o caminho mais direto é o Blumenau avançar à final da Copa SC, o que automaticamente garantirá a vaga nacional. Caso seja eliminado, o cenário fica mais complexo:
- Se o BEC perder para o JEC, precisará torcer para o Marcílio Dias também ser eliminado (com empate ou derrota), para não ultrapassar a pontuação do Blumenau no mata-mata.
- Se o BEC vencer, mas for eliminado nos pênaltis, o Marinheiro não poderá avançar à final. Caso o Marcílio avance, o Blumenau terá de torcer para que o clube de Itajaí seja campeão, pois assim escolheria a vaga na Copa do Brasil, liberando a da Série D.
- Em caso de empate entre Blumenau e Joinville, a condição é a mesma: o Marcílio Dias não pode reverter o placar contra o Figueirense.
O duelo pode marcar o retorno do Blumenau a um campeonato nacional após 28 anos. A última participação do clube foi em 1998, na Série C do Brasileirão, quando terminou na lanterna do seu grupo.
Como vem o BEC para o jogo
Para as semifinais, o Blumenau tem desfalques importantes. Vinicius Jaú e Diego Jardel, dois dos principais jogadores do elenco, estão lesionados na coxa e devem continuar fora. Além deles, o zagueiro Júnior Sergipano e o lateral-direito João Vitor também desfalcam a equipe.
Apesar das baixas, o apoio da torcida promete ser decisivo. Mais de 2 mil ingressos já foram vendidos, e o técnico Carlos Correa acredita na virada e na classificação. Na primeira fase, jogando no Sesi, o BEC venceu o Joinville por 2 a 0, placar que, se repetido neste domingo, levaria o clube à final.
Até aqui na Copa SC, o Blumenau tem 100% de aproveitamento jogando em casa. O clube disputou cinco partidas no Sesi e venceu todas. Os ingressos estão sendo comercializados a R$ 25 e podem ser adquiridos por meio do site do BEC.
Foto: Juh Souza/BEC
