Geral

Falha global atinge X, ChatGPT, Amazon e mais

A manhã desta terça-feira (18) foi marcada por uma onda de instabilidade generalizada na internet, afetando serviços de grande alcance global. A rede social X (antigo Twitter), de Elon Musk, a plataforma de inteligência artificial ChatGPT, e a empresa de serviços em nuvem Cloudflare apresentaram problemas simultaneamente, gerando a impressão de que “a internet inteira tinha caído”, como relatado por usuários. Além deles, Amazon e Canva também apresentaram problemas.

📲 Clique aqui e faça parte do nosso grupo no WhatsApp
📰 Clique aqui e siga também o Mesorregional no Instagram

O Downdetector, plataforma que monitora instabilidades de sites e aplicativos, compilou milhares de relatos de falhas. A instabilidade foi sentida em vários países, incluindo o Brasil. O X chegou a registrar mais de 1 mil notificações no Brasil. O ChatGPT teve quase 200 relatos, e a própria Cloudflare somou mais de 5 mil queixas.

Os problemas começaram por volta das 8h50. Curiosamente, a instabilidade atingiu até mesmo sites de monitoramento, como o DownDetector, que chegou a ficar fora do ar em certos momentos.

A Cloudflare, peça importante na internet, é o foco da crise. A empresa atua como intermediária entre sites e usuários, distribuindo conteúdo em servidores globais para acelerar o carregamento das páginas e proteger contra ataques. Quando seus sistemas falham, sites que dela dependem podem ficar lentos ou inacessíveis.

Em sua página oficial, a Cloudflare reconheceu “erros generalizados de 500” em sua rede global, além de falhas no painel de controle e na API. O erro “500” indica falhas no servidor que é responsável por processar as requisições dos usuários. Como milhões de sites dependem das ferramentas da Cloudflare para funcionar, a falha em seus sistemas resultou em um rápido efeito dominó, fazendo com que serviços protegidos pela plataforma resultassem em páginas em branco ou alertas de indisponibilidade.

A empresa confirmou estar investigando o problema e buscando mitigar seus efeitos. Segundo informações, clientes da Cloudflare enfrentaram dificuldades até mesmo para abrir chamados de suporte técnico, já que o próprio provedor de atendimento da companhia estava com problemas.

Foto: Reprodução

error: Conteúdo Protegido !!