Prefeitura de Blumenau forma brigada de incêndio e treinamento
A Prefeitura de Blumenau concluiu nesta última quarta-feira (19/11), a formação da primeira Brigada de Incêndio do prédio principal do Executivo municipal. Ao todo, 57 servidores participaram do treinamento inédito, que totalizou 16 horas de capacitação distribuídas em quatro dias.
O curso foi realizado na Associação dos Servidores Públicos Municipais de Blumenau e incluiu conteúdos sobre biossegurança, primeiros socorros e técnicas de combate a incêndios. Os brigadistas voluntários agora estão aptos a identificar riscos, atuar no controle inicial de sinistros e coordenar evacuações em situações reais.
📲 Clique aqui e faça parte do nosso grupo no WhatsApp
📰 Clique aqui e siga também o Mesorregional no Instagram
A iniciativa faz parte de um pacote de melhorias implementadas recentemente no prédio da Prefeitura. Em julho deste ano foram concluídas a instalação de sensores de fumaça, sistemas de monitoramento e reformas estruturais voltadas à prevenção de incêndios.
O prefeito Egidio Ferrari destacou a importância da ação: “Somos reconhecidos como a cidade mais segura do país. Essa segurança agora também está presente na prevenção contra incêndios e outras emergências, com a formação da brigada. Parabenizo aos servidores que se voluntariaram para isso. São servidores que agora estão preparados para proteger vidas, agir com técnica e multiplicar conhecimento”.
Os próximos passos já estão definidos. De acordo com o secretário de Administração, Fernando Marcelino, serão realizados simulados periódicos com todos os ocupantes do prédio, incluindo exercícios de evacuação. “Estamos estruturando o espaço físico para a brigada e logo daremos início aos treinamentos com todo o prédio. A meta é, nos próximos anos, ampliar essa estrutura para os demais locais de trabalho”, afirmou o secretário.
A formação da brigada reforça o compromisso da administração municipal com a proteção de servidores e cidadãos que circulam diariamente pelo principal centro administrativo de Blumenau.
Foto: Divulgação / Prefeitura de Blumenau
