DestaquesMundo

Centenas de venezuelanos celebram em Blumenau a queda de Nicolás Maduro após captura pelos EUA

No final de julho de 2024, o Mesorregional acompanhou uma manifestação de centenas de venezuelanos em frente à Prefeitura de Blumenau, protagonizada por refugiados que fugiram da Venezuela em razão do regime ditatorial liderado pelo socialista Nicolás Maduro. Na ocasião, os manifestantes denunciaram perseguições políticas, prisões arbitrárias e fraudes eleitorais, afirmando que Maduro perdeu as eleições, mas permaneceu no poder sem apresentar provas de vitória.

📲 Clique aqui e faça parte do nosso grupo no WhatsApp
📰 Clique aqui e siga também o Mesorregional no Instagram

Fora da Venezuela, os cidadãos puderam expressar publicamente repúdio ao regime, algo que, segundo relatos, era reprimido no país, com opositores presos e silenciados. Agora, neste 03 de janeiro de 2026, após o anúncio da captura de Nicolás Maduro pelas Forças Armadas dos Estados Unidos, por ordem do presidente Donald Trump, refugiados venezuelanos em Blumenau — assim como em diversas cidades do Brasil e do mundovoltaram às ruas para comemorar o que consideram a queda de um regime que marcou o país por violência, repressão e medo.

Com gritos de “liberdade”, “adeus Maduro”, “E já caiu, esse governo já caiu…” e até o canto do hino nacional venezuelano, homens, mulheres, jovens e crianças celebraram emocionados a possibilidade de, em breve, retornarem à Venezuela. O Mesorregional, acompanhando a mobilização, deu voz aos refugiados, que relataram histórias marcadas por dor, perseguição e fuga, mas também por esperança.

Uma das entrevistadas contou que foi presa em seu país, permanecendo detida em um sindicato controlado pelo regime socialista, onde recebeu apenas dois minutos para fugir, sob ameaça de morte. Jovens e crianças também compartilharam seus sentimentos. Uma menina, emocionada, relatou: “Eu nasci na Venezuela, mas não conheço pessoalmente a maior parte da minha família. Eu quero poder conhecer meus avós.”

Para os refugiados ouvidos pela reportagem, o momento representa uma vitória não apenas dos Estados Unidos, mas principalmente do povo venezuelano, que, segundo eles, resistiu mesmo diante da repressão e agora alimenta a esperança de reconstrução do país e reencontro com suas origens. Confira as entrevistas abaixo:

Foto: Jefferson Santos / Mesorregional

error: Conteúdo Protegido !!