Geral

Curta metragem resgata e eterniza a vida de colonizadores do bairro de Santa Luzia

O Museu di Ferramenta D’Affari dei Nonni finalizou uma etapa de pesquisa e documentação em vídeo do projeto Audiovisual do Memorial do Bairro Santa Luzia – Os Colonizadores . A iniciativa, que integra um robusto trabalho de preservação que já inclui livros e exposições, agora utiliza recursos tecnológicos para documentar o legado das famílias que estruturaram a localidade.


📲 Clique aqui e faça parte do nosso grupo no WhatsApp
📰 Clique aqui e siga também o Mesorregional no Instagram

O acervo do museu, que conta com quase 1.000 fotografias históricas , serviu de base para a produção. Ao longo de 2025 , a equipe realizou um diagnóstico profundo da identidade cultural local, registrando cenas atuais com o uso de drones e equipamentos de alta resolução para criar um contraponto visual entre as propriedades rurais.

O termo colonizadores é aplicado no projeto às famílias que receberam oficialmente os títulos de posse das terras, organizando a produção e a vida comunitária. O documentário busca mostrar como as tradições e modos de vida trazidos por esses pioneiros ainda ditam o ritmo e os costumes da comunidade contemporânea.

A produção do memorial audiovisual foi viabilizada através da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB) , após seleção pelo edital de chamamento da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (SECEL) de Jaraguá do Sul. Além do resgate histórico, o projeto visa democratizar o acesso ao acervo do museu, oferecendo uma experiência digital acessível às novas gerações.

Todo o conteúdo, que uma narrativa sobre famílias, propriedades e atividades econômicas históricas, já está disponível para visualização pública, você poderá assistir através do link clicando AQUI.

Foto: Divulgação / Prefeitura de Jaraguá Do Sul

error: Conteúdo Protegido !!