DestaquesPolítica

Novos detalhes sobre a Operação Revelation, que mira vereador em Blumenau

A Polícia Civil deflagrou, na manhã desta terça-feira (03), a Operação Revelation, com o cumprimento de 20 mandados de busca e apreensão em Blumenau e em outras cidades do Estado. A ação tem relação com investigação que envolve o vereador Almir Vieira (PP).

A operação ocorreu simultaneamente em Videira, Itapema e Balneário Camboriú. Segundo a Polícia Civil, os mandados foram expedidos no âmbito de uma investigação que apura peculato, lavagem de capitais, corrupção ativa e corrupção passiva, além de suspeita de prática de rachadinha. O inquérito teve início em 2024, a partir de uma denúncia de um ex-servidor comissionado.

📲 Clique aqui e faça parte do nosso grupo no WhatsApp
📰 Clique aqui e siga também o Mesorregional no Instagram

Em entrevista concedida ao repórter Paulo Cesar, do SBT SCC, e cedida gentilmente ao Mesorregional, o delegado André Gustavo Marafiga explicou que a deflagração ocorreu após verificação preliminar dos fatos denunciados e representação judicial baseada em indícios, o que resultou na autorização para as diligências. O delegado informou ainda que o vereador ainda não foi ouvido, pois a operação seguia em andamento no momento da entrevista, com triagem e organização do material apreendido para posterior início das oitivas.

Questionado sobre os alvos em outros municípios, o delegado afirmou que, ao longo da investigação, foram identificados endereços de possíveis envolvidos, motivando o pedido judicial para apreensão de celulares, documentos e outros elementos que possam corroborar os indícios, inclusive eventuais contratos entre as partes.

Durante o cumprimento dos mandados, munição de calibre permitido foi apreendida na residência de um dos alvos, o que resultou em prisão em flagrante. O indivíduo foi conduzido à delegacia, teve o flagrante lavrado e foi liberado mediante pagamento de fiança. Não houve outras prisões relacionadas diretamente aos crimes investigados.

O Mesorregional apurou que, em Videira, as buscas ocorreram em endereços ligados a uma agência de publicidade e propaganda. Já em Itapema e Balneário Camboriú, os imóveis alvo das diligências estariam ligados ao próprio vereador. Além disso, assessores e familiares também receberam a visita da Polícia Civil na manhã desta terça-feira.

Ainda conforme apuração do Mesorregional, Almir Vieira foi conduzido para prestar esclarecimentos e permanece na delegacia, a depender das decisões judiciais e de sua oitiva. Um assessor também foi conduzido após a polícia localizar R$ 30 mil em dinheiro em espécie em sua residência, conforme noticiado em primeira mão pelo portal NSC Total, em reportagem da jornalista Bianca Bertoli.

Nota oficial do vereador

Em nota oficial, o vereador informou que, na manhã de hoje (03/02), foi cumprido mandado de busca e apreensão em seu gabinete, por determinação da Justiça. O parlamentar declarou que está à disposição das autoridades, que confia no trabalho da Justiça e que os fatos serão esclarecidos no momento oportuno. A nota afirma ainda que novas informações oficiais serão divulgadas com transparência e reitera o compromisso com a legalidade, a ética e o respeito às instituições.

A Polícia Civil informou que a investigação segue em andamento e que novas informações poderão ser divulgadas após a análise do material apreendido.

Foto: Especial / Mesorregional

error: Conteúdo Protegido !!