Rio do Sul recebe verba para reconstruir pontes principais da cidade
A Prefeitura de Rio do Sul deu um passo decisivo para restabelecer a conectividade entre bairros atingidos pelas cheias de 2023. Com a liberação de R$ 871.730,53 pelo Ministério da Integração Nacional, via Defesa Civil Nacional, o município garantiu os 70% restantes do convênio necessários para iniciar a reconstrução de duas pontes pênseis fundamentais para a mobilidade local.
O investimento total para recuperar o sistema de travessias alcança R$ 1.365.878,66, somando recursos federais e a contrapartida da administração municipal. A empresa Construrio, vencedora da licitação, será a responsável pelas obras que beneficiarão diretamente os moradores dos bairros Bremer, Barra da Itoupava e Navegantes.
📲 Clique aqui e faça parte do nosso grupo no WhatsApp
📰 Clique aqui e siga também o Mesorregional no Instagram
As novas estruturas foram projetadas para suportar o fluxo de forma segura, com barreiras físicas que impedirão a passagem de motocicletas e outros veículos automotores. O foco exclusivo será em pedestres e ciclistas.
- Conexão Bremer – Barra da Itoupava: Ligará a Rua Vereador Antônio Cavilha à Rua Itajaí. Terá 118 metros de extensão e uma largura de 4,50 metros.
- Conexão Bremer – Navegantes: Unirá a Estrada Blumenau à Estrada Navegantes. Também com 118 metros de extensão, terá largura de 3,80 metros.
O secretário de Infraestrutura, Fernando César Souza, destacou que os recursos em mãos permitem uma execução planejada para garantir a qualidade técnica das obras, que possuem um prazo estimado de 120 dias para conclusão em cada unidade.
Esta nova etapa sucede a entrega da primeira ponte do pacote, que liga os bairros Jardim América e Canta Galo, finalizada em novembro de 2025. Naquela ocasião, as torres de concreto originais foram preservadas, mas todo o material suspenso foi substituído para garantir a segurança dos usuários.
Foto: Divulgação / Prefeitura de Rio Do Sul
