Após casa rachar e desabar, reunião busca solução entre família e construtora em Blumenau
O Mesorregional acompanhou, na manhã desta terça-feira, os desdobramentos do caso que chocou moradores do bairro Escola Agrícola, em Blumenau, onde uma casa foi literalmente rachada após intervenções de uma obra vizinha, localizada na Rua Tomé Venera dos Santos.
A equipe esteve tanto no local da construção quanto em uma reunião realizada em uma padaria da região, que reuniu a família atingida, o responsável técnico pela obra e investidores do empreendimento, que prevê a construção de um prédio de sete andares com 24 apartamentos.
📲 Clique aqui e faça parte do nosso grupo no WhatsApp
📰 Clique aqui e siga também o Mesorregional no Instagram
Mesmo diante do impacto emocional e material, os moradores afirmaram que, até o momento, têm se sentido acolhidos pelos envolvidos pela execução da obra. Durante a conversa, os empresários garantiram que irão prestar suporte imediato, incluindo a busca por uma moradia provisória nas proximidades, até que a situação seja resolvida de forma definitiva. Um dos investidores resumiu o momento como sendo de empatia: “é uma família cuidando da outra neste momento”.

Defesa Civil embarga obra e define medidas
Em nota oficial, a Defesa Civil de Blumenau confirmou que a obra foi embargada após a constatação de danos à residência vizinha. A liberação dos trabalhos está condicionada ao cumprimento de duas exigências principais: a execução de um muro de contenção no talude e a composição com os moradores afetados, garantindo o restabelecimento do direito à moradia.
O órgão também informou que os danos decorreram de erro de execução, o que reforça a necessidade de medidas corretivas antes de qualquer continuidade da obra.
Uma nova reunião foi agendada para esta quarta-feira (22), na sede da Defesa Civil, onde será definido um cronograma de ações, além de possíveis adequações técnicas e orientações formais aos responsáveis pelo empreendimento.
Responsabilidades e debate sobre fiscalização
Durante as conversas, representantes da construtora indicaram que o projeto foi aprovado dentro dos trâmites legais pela Prefeitura, levantando o debate sobre responsabilidades em situações como essa — algo recorrente em diversas cidades, onde projetos que atendem aos requisitos técnicos acabam sendo autorizados.
O Mesorregional também apurou ainda que uma legislação municipal aprovada na última gestão, passou a permitir a dispensa de autorização para terraplanagens de pequeno impacto, com o objetivo de agilizar obras e fomentar o setor da construção civil. No entanto, a fiscalização dessas intervenções nem sempre ocorre de forma efetiva, o que pode contribuir para situações de risco como a registrada.
O engenheiro responsável técnico pela obra, que se encontra em Florianópolis em recuperação de uma cirurgia, informou ao Mesorregional que deverá se manifestar oficialmente nos próximos dias, após visitar o local e avaliar a situação.
Já os empresários envolvidos também sinalizaram que devem divulgar uma nota oficial após o feriado e após a reunião com a Defesa Civil. “Nesse momento, nossa família cuidará da família impactada! Será família cuidando de família, não queríamos que isso tivesse ocorrido…” comentaram.
Enquanto isso, a família segue fora da residência, tentando lidar com os impactos de uma situação que envolve não apenas perdas materiais, mas também uma história de vida construída ao longo de décadas.
O caso segue em acompanhamento, com expectativa de definição dos encaminhamentos nos próximos dias.
