DestaquesSegurança

Operação da PM resulta na prisão de três condenados por estupro de vulnerável em Gaspar e Ilhota

A Polícia Militar realizou, na tarde desta quarta-feira (17), uma operação voltada ao cumprimento de mandados de prisão relacionados a crimes contra a dignidade sexual. A ação integrou a Operação Mulher Segura, mobilização estadual que busca intensificar o combate à violência doméstica e familiar e reforçar a proteção às vítimas.

📲 Clique aqui e faça parte do nosso grupo no WhatsApp
📰 Clique aqui e siga também o Mesorregional no Instagram

Durante as diligências, os policiais localizaram e prenderam três homens condenados por estupro de vulnerável, que se encontravam foragidos da Justiça.

Após levantamento de informações e trabalho de inteligência, as equipes efetuaram a captura de homens com 74, 65 e 58 anos de idade. Uma das prisões ocorreu na região central de Ilhota, enquanto as outras duas foram realizadas em Gaspar, nos bairros Belchior e Figueira.

Condenações definitivas

De acordo com a Polícia Militar, os mandados de prisão foram expedidos em decorrência de condenações definitivas em processos distintos.

Dois dos casos tiveram origem no município de Gaspar, enquanto o terceiro refere-se a um processo da comarca de Caçador, no Meio-Oeste catarinense.

Os três homens foram condenados pelo crime de estupro de vulnerável, previsto no artigo 217-A do Código Penal Brasileiro.

As penas impostas pela Justiça variam entre 20 e 22 anos de reclusão, todas em regime fechado.

Após os procedimentos legais, os presos foram encaminhados ao Presídio Regional de Blumenau, onde permanecerão à disposição do Poder Judiciário para o cumprimento das condenações.

Operação também reforçou ações preventivas

Paralelamente às prisões, policiais que atuam na Rede Catarina de Proteção à Mulher participaram de atividades voltadas à prevenção da violência doméstica e familiar.

O efetivo esteve presente no Seminário de Prevenção à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, realizado em Blumenau, fortalecendo a capacitação dos profissionais envolvidos no atendimento às vítimas.

Segundo o comandante da Companhia de Polícia Militar de Gaspar, major Eduardo João Steil, a atuação ocorre de forma integrada entre ações repressivas e preventivas. “Estamos atuando e capacitando nosso efetivo nas duas frentes, seja preventiva ou repressivamente, de forma a dar um pleno atendimento às famílias vítimas de violência, seja ela qual for”, destacou o oficial.

A Polícia Militar ressalta que operações como a Mulher Segura têm papel fundamental na localização de foragidos, no cumprimento de decisões judiciais e no fortalecimento das políticas públicas de proteção às vítimas de violência.

Foto: Jefferson Santos / Mesorregional (Arquivo/Ilustração)

error: Conteúdo Protegido !!