CulturaDestaques

Exposição no Museu da Cerveja mostra detalhes da arquitetura de imigrantes em miniaturas

O Museu da Cerveja, em Blumenau (SC), abriu as portas para uma nova atração temporária que celebra a herança cultural do município. Até o mês de outubro, o público poderá conferir a exposição Mini Mundo Germânico, que destaca a forte relação da cidade com a imigração alemã por meio de réplicas ricas em detalhes.

A escolha do local para abrigar a mostra reflete a própria história da cidade. Reconhecida nacionalmente como a Capital Brasileira da Cerveja, Blumenau reúne uma série de fatores culturais que começam na imigração alemã, passam pelo vasto conhecimento técnico sobre a produção da bebida e culminam em grandes festividades, como a tradicional Oktoberfest. Essa trajetória, que já é retratada no acervo permanente do espaço, ganha agora uma nova perspectiva com a exposição temporária.

📲 Clique aqui e faça parte do nosso grupo no WhatsApp
📰 Clique aqui e siga também o Mesorregional no Instagram

Acervo e inspiração do artesão

A mostra é composta por cerca de 30 miniaturas, que incluem réplicas detalhadas de residências, edificações históricas e construções inspiradas nos diferentes estilos arquitetônicos trazidos pelos imigrantes europeus. As peças foram inteiramente desenvolvidas pelo artesão blumenauense Jaison Reinert, também conhecido na região como Zig da Zica, que trabalha na criação desse acervo desde o ano de 2023.

Um dos grandes diferenciais do trabalho é a sustentabilidade: todas as réplicas são produzidas a partir de resíduos e materiais reciclados. A veia artística de Jaison tem raízes familiares, sendo inspirada por sua mãe, a artesã Ingrid Reinert, e por seu pai, Sérgio Reinert, um grande admirador das festividades típicas da região.

“O primeiro impulso foi a partir de uma miniatura de Fusca que eu tinha em casa. Pensei em qual seria o ambiente que ampliaria o contexto daquele automóvel e imediatamente me veio uma casa Enxaimel na mente. A partir daí, o universo se ampliou para outros aspectos e estilos de construção e segui produzindo”, relata o artesão sobre o início do seu processo criativo.

Riqueza de detalhes e horários de visitação

Para a museóloga do Museu da Cerveja, Iara Claudinéia Stiehler, a exposição proporciona ao visitante uma experiência visual única. Segundo ela, o formato reduzido das obras permite observar a grandeza e a complexidade do mobiliário e da construção civil da época. “É possível perceber contornos e preocupações estéticas que muitas vezes passam despercebidas quando estamos em frente a elas ou mesmo ao observá-las à distância”, explica Iara, garantindo que o público ficará encantado com este aspecto aprofundado da colonização.

O Museu da Cerveja está aberto para visitação todos os dias, das 9h30min às 16h, com exceção do último domingo de cada mês. Os ingressos possuem o valor de R$ 40,00, com direito a meia-entrada conforme a legislação vigente. Um atrativo adicional é que moradores de Blumenau têm entrada gratuita, enquanto residentes de outras cidades de Santa Catarina pagam meia-entrada.

Mais informações sobre a exposição e o acervo permanente podem ser acessadas pelo site oficial (www.museudacervejadeblumenau.com) ou pela página do museu no Instagram (@museudacervejablumenau).

Foto: Divulgação

error: Conteúdo Protegido !!