DestaquesPolítica

Ito é homologado candidato a deputado federal e aposta no combate à corrupção como principal bandeira

O presidente da Câmara Municipal de Blumenau, Aílton de Souza, o Ito (Podemos), foi oficialmente homologado neste sábado (1º) como candidato a deputado federal durante a convenção estadual do Podemos, realizada em conjunto com o evento da coligação que apoia a reeleição do governador Jorginho Mello (PL).

A homologação consolida um novo momento na trajetória política do vereador, que está em seu terceiro mandato consecutivo e atualmente preside o Legislativo blumenauense na legislatura 2025-2026.

📲 Clique aqui e faça parte do nosso grupo no WhatsApp
📰 Clique aqui e siga também o Mesorregional no Instagram

Ito foi eleito vereador nas eleições municipais de 2024 com 5.609 votos, tornando-se o terceiro vereador mais votado de Blumenau e o candidato mais votado do então PL na cidade.

Com o desempenho expressivo nas urnas, passou a planejar uma candidatura à Câmara dos Deputados. No entanto, diante da reorganização interna do PL em Blumenau, com a chegada de nomes de peso como Ismael dos Santos e João Paulo Kleinübing, o parlamentar avaliou que teria melhores condições de disputar a eleição por outra legenda.

Em abril deste ano foi anunciada oficialmente sua filiação ao Podemos, mudança que ocorreu após receber a liberação do presidente estadual do PL e governador Jorginho Mello.

Apesar da troca partidária, Ito permanece integrando o grupo político que apoia o projeto de reeleição do atual governador.

Convenção homologou chapa completa

A convenção estadual do Podemos homologou uma chapa completa para as eleições de 2026.

Além de Ito, Blumenau também terá como pré-candidata à Câmara dos Deputados pela legenda a vereadora Cristiane Loureiro.

Durante os dois dias de evento, os candidatos participaram de palestras e orientações voltadas às áreas jurídica, eleitoral e de marketing político, preparando as equipes para o período oficial de campanha.

Trajetória construída na comunidade

Natural de Blumenau, Aílton de Souza, conhecido como Ito, nasceu em 6 de setembro de 1964, é casado, pai de dois filhos e avô.

Antes da vida pública, atuou como microempresário, administrador e representante comercial, além de exercer funções no serviço público.

Sua atuação política foi construída a partir do trabalho comunitário.

Participou da diretoria das Associações de Moradores do Horto Florestal e da Tatutiba, integrou a Associação de Pais e Professores da Escola Professora Áurea Perpétua Gomes, colaborou com o Esporte Clube Bandeirantes e também com a Associação de Futebol Amador de Blumenau (AFABLU).

Sua trajetória eleitoral começou em 2008, quando conquistou a primeira suplência com 1.310 votos.

Em 2012, voltou a ser primeiro suplente, recebendo 2.094 votos.

Já em 2016, foi eleito vereador com 2.279 votos, sendo reeleito em 2020, quando alcançou 2.638 votos, votação superior à obtida por cinco dos candidatos que disputaram a Prefeitura naquela eleição.

Nas eleições de 2024, ampliou significativamente sua votação, chegando aos 5.609 votos, resultado que impulsionou seu projeto de disputar uma vaga na Câmara dos Deputados.

Combate à corrupção será uma das principais bandeiras

Segundo Ito, a campanha será baseada em pautas que marcaram sua atuação como vereador, especialmente no combate à corrupção e na fiscalização da administração pública.

Ao longo dos últimos anos, o parlamentar ganhou destaque por denunciar irregularidades envolvendo agentes públicos, acompanhando casos que resultaram em investigações, afastamentos, exonerações e prisões de servidores municipais.

Outro eixo da campanha será a defesa da ampliação da representatividade do Vale do Itajaí em Brasília. Outras pautas prioritárias são temas relacionados â cobrança por avanços nas obras de duplicação da BR-470 e incentivo ao esporte, tanto profissional quanto ao amador.

Para Ito, a presença de mais deputados federais comprometidos com a região é fundamental para ampliar a destinação de recursos por meio de emendas parlamentares.

Além disso, o candidato também afirma que pretende atuar na defesa de políticas públicas voltadas ao SUS (Sistema Único de Saúde), principalmente na facilitação dos medicamentos de alto custo e atualização digna da Tabela SUS para aos procedimentos hospitalares..

“Minha trajetória sempre foi pautada pela fiscalização, pela coragem de denunciar irregularidades e pela defesa do interesse público. Quero levar essa mesma postura para Brasília, fortalecendo o combate à corrupção, buscando mais recursos para Blumenau e para o Vale do Itajaí e trabalhando por políticas que fortaleçam o SUS e garantia das verbas para as obras da BR-470.” pontua o candidato a Câmara dos Deputados., afirmou Ito ao Mesorregional.

Campanha também deve defender o voto útil

Outro tema que deverá estar presente durante a campanha é a defesa do chamado voto útil regional.

Segundo o candidato, ampliar o número de representantes da região na Câmara dos Deputados significa aumentar a capacidade de obtenção de recursos federais, fundamentais para investimentos em infraestrutura, saúde, educação e segurança pública.

Com a homologação da candidatura, Ito passa a integrar oficialmente a disputa por uma das vagas de deputado federal nas eleições de 2026.

Foto: Divulgação / Podemos

error: Conteúdo Protegido !!