CulturaDestaquesSegurança

Oktoberfest terá quase 500 câmeras, mais de 400 policiais e plano de prevenção contra chuvas

Em uma parceria inédita na cobertura da maior festa germânica das Américas, O Janelão, Repórter Paulo Flores e Mesorregional acompanharam, na manhã desta sexta-feira (2), no Parque Vila Germânica, a apresentação da estrutura de segurança e prevenção para a 41ª Oktoberfest Blumenau.

A operação contará com quase 500 câmeras de monitoramento, mais de 400 policiais mobilizados, ampliação do reconhecimento facial e uma central integrada das forças policiais dentro do parque. A preparação também inclui medidas da Defesa Civil para acompanhamento das condições meteorológicas durante os 19 dias de festa.

📲 Clique aqui e faça parte do nosso grupo no WhatsApp
📰 Clique aqui e siga também o Mesorregional no Instagram

A apresentação reuniu representantes da Intelbras, Empresas Minister, Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Científica, Polícia Penal, Corpo de Bombeiros Militar, Defesa Civil e Global Sonic.

Forças policiais reunidas em uma única central

Uma das principais mudanças desta edição será a reunião das forças policiais em uma mesma central de operações dentro do parque, facilitando a comunicação e a resposta às ocorrências.

Segundo Alexandre Vargas, presidente da Comissão de Segurança da Oktoberfest, o modelo foi inspirado na experiência testada na edição anterior e posteriormente aplicada na Central de Operações Integradas de Blumenau.

A festa também terá mais de 12 mil metros quadrados de área coberta, incluindo os espaços Festzelt e Schützenplatz.

O sistema de reconhecimento facial contará com alertas nos acessos para auxiliar na identificação de pessoas procuradas e no trabalho das equipes de segurança.

Vargas comandará o setor pelo segundo ano consecutivo. Conforme a organização, a estrutura adotada nas últimas edições contribuiu para a redução das ocorrências registradas durante a festa.

Defesa Civil terá previsões e protocolos preventivos

A possibilidade de chuva durante a Oktoberfest também foi abordada na coletiva. O secretário municipal de Proteção e Defesa Civil, Cel. Carlos Olímpio Menestrina, afirmou que o planejamento prevê acompanhamento meteorológico e medidas preventivas para a festa e para o restante da cidade.

Fotos: Jefferson Santos / Mesorregional

Segundo Menestrina, serão utilizadas previsões de curto prazo, com horizonte de sete dias, divulgadas às segundas-feiras de outubro, além de análises quinzenais, que possuem maior prazo e menor precisão.

O secretário explicou que a distribuição da chuva é um dos fatores considerados no planejamento.

“Se nós tivermos uma precipitação distribuída, com distribuição gradativa da chuva, como vem ocorrendo durante esses últimos meses, não teremos problemas. Isso só muda se ocorre precipitação concentrada da chuva, mas todos podem ficar tranquilos porque Blumenau tem uma estrutura robusta de previsão e conseguiremos antecipar as previsões e informações, além de todos os protocolos necessários, para a festa e toda a cidade”, declarou.

A Defesa Civil acompanhará as condições meteorológicas para orientar as ações preventivas e eventuais medidas de resposta.

Segurança e prevenção durante os 19 dias

O prefeito de Blumenau, Egidio Ferrari, afirmou que o investimento contínuo em segurança é parte da preparação para receber o público.

“Nosso compromisso é receber o público com uma estrutura cada vez mais preparada. Segurança é uma prioridade da Oktoberfest e, por isso, seguimos investindo e aprimorando a operação a cada ano, visando sempre uma edição histórica e de sucesso”, disse.

A operação reúne tecnologia, efetivo policial, serviços de emergência e monitoramento das condições climáticas, com atuação integrada durante toda a programação da festa.

erro: Conteúdo Protegido !!