Abandono de animais: homem é preso por abandonar cães e gato em sua antiga casa

A Delegacia de Proteção Animal através da Divisão de Investigação Criminal (DIC) da Polícia Civil de Joinville prendeu, na tarde desta quarta-feira (07), um homem de 28 anos, suspeito de abandonar seus animais de estimação em sua antiga residência. A ação aconteceu após uma denúncia feita pela ONG FRADA, que recebeu a informação de que o homem havia decidido deixar para trás dois cães e um gato enquanto se mudava.

De acordo com os relatos da ONG, o suspeito entrou em contato para informar que não levaria os animais com ele para sua nova residência e que os deixaria no antigo endereço, localizado no bairro Vila Nova. A Polícia Civil foi imediatamente acionada, e o homem foi intimado a comparecer à delegacia para prestar esclarecimentos.
Ao ser ouvido, o acusado alegou que os animais haviam desaparecido e que não sabia onde estavam. No entanto, a investigação tomou um rumo positivo quando um agente da Delegacia se dirigiu ao antigo endereço e encontrou os animais, em péssimas condições, na área externa da residência, abandonados. Os cães estavam expostos às intempéries e sem cuidados.
Após a constatação do crime, o Centro de Bem Estar Animal (CBEA) de Joinville foi acionado para recolher os animais, que foram levados para exames de saúde. Posteriormente, serão encaminhados para adoção responsável, com o objetivo de garantir que recebam os cuidados adequados.
O acusado, que já possuía antecedentes policiais por stalking (também conhecido como perseguição, é um crime desde 2021, quando a Lei 14.132/21 alterou o Código Penal) em outro município, foi preso em flagrante e conduzido ao presídio. Ele permanece à disposição da Justiça.
Esse caso evidencia a importância da adoção responsável e da denúncia de maus-tratos, visando combater o abandono de animais e promover o respeito aos direitos dos mesmos. A população pode contribuir denunciando casos de negligência e crueldade contra os animais, ajudando na proteção e bem-estar dos bichos.
Fotos: Divulgação / PCSC