Após 22 anos no PSDB, vice-prefeita Maria Regina se desfilia e anuncia ida ao Republicanos
Depois de 22 anos de filiação ao PSDB, a vice-prefeita de Blumenau, Maria Regina de Souza Soar, anunciou sua desfiliação do partido e a filiação ao Republicanos, movimento que marca uma reconfiguração política no cenário municipal. A decisão foi comunicada oficialmente à executiva tucana nesta segunda-feira (20), durante sua última reunião como presidente da Comissão Provisória Municipal.
📲 Clique aqui e faça parte do nosso grupo no WhatsApp
A mudança partidária ocorre numa articulação do governador Jorginho Mello (PL), presidente estadual do partido, e indica a possibilidade de uma dobradinha política com o vereador Egídio Beckauser (Republicanos) nas eleições de 2026, quando Maria Regina deve disputar um cargo legislativo, podendo até mesmo disputar contra Mário Hildebrandt (PL) para um mesmo cargo.
Filiada ao PSDB desde 2003, Maria Regina teve uma trajetória marcada por posições de destaque. Foi gerente regional de Saúde do Estado durante o governo de Luiz Henrique da Silveira, secretária de Saúde de Blumenau nas gestões dos ex-prefeitos Napoleão Bernardes (então PSDB) e Mário Hildebrandt (então Podemos), além de vice-prefeita no segundo mandato de Hildebrandt e atualmente vice-prefeita na gestão de Egídio Ferrari (PL).
Em carta aberta enviada aos membros do PSDB via grupo de WhatsApp, Maria Regina expressou agradecimento e respeito ao partido. “Após 22 anos e com o coração repleto de gratidão, paz e esperança, comuniquei minha desfiliação do PSDB. Único partido do qual fui filiada, ele foi minha casa até aqui e terá sempre um lugar de destaque em meu coração”, escreveu.
A vice-prefeita também agradeceu ao ex-vereador Dr. Marco Antônio Wanrowsky, a quem chamou de padrinho político, e desejou sucesso ao atual presidente do PSDB de Blumenau, o vereador Alexandre Matias. “Saio do partido levando comigo todos os ensinamentos e guardando esse pedaço da minha história com muito carinho. Sigam contando comigo!”, concluiu.
Com a saída de Maria Regina, a presidência da executiva municipal do PSDB passa oficialmente para Alexandre Matias, que também estaria avaliando sua saída da legenda nos próximos meses.
A filiação de Maria Regina ao Republicanos será formalizada nesta sexta-feira (24), com a presença de lideranças estaduais e regionais, consolidando o reposicionamento político da vice-prefeita e reforçando o grupo aliado ao governador Jorginho Mello na região do Vale do Itajaí.
Confira a carta na íntegra:
“Carta aberta ao PSDB Blumenau
Querida família tucana, na reunião executiva de ontem, após 22 anos e com o coração repleto de gratidão, paz e esperança, comuniquei minha desfiliação do PSDB.
Único partido do qual fui filiada, o PSDB foi minha casa até aqui e terá sempre um lugar de destaque em meu coração.
Devo a este partido minha trajetória política, meu crescimento profissional e também pessoal. Foi o PSDB que me ensinou sobre política séria, responsável e empática, olhando com carinho para as pessoas.
Nele fiz amigos que levarei para a vida, dividi sonhos, projetos e lutas, que se tornaram leves graças ao apoio de cada um de vocês que estiveram ao meu lado.
Agradeço em especial ao Dr Marco Antônio Wanrowsky, meu grande amigo e padrinho político. Mas o meu muito obrigada vai também a cada um de vocês. Saibam que seguirei lutando com o mesmos princípios e valores que alimentamos juntos até aqui!
Saio do partido levando comigo todos os ensinamentos e guardando esse pedaço da minha história com muito carinho! Ao novo presidente do Partido, vereador Alexandre Matias, desejo sucesso nesta caminhada.
E, a cada amigo tucano: sigam contando comigo! Que Deus os abençoe!”
Foto: Giovanni Silva / PMB