As notas do Enem 2025 estão liberadas para consulta
O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgaram, na manhã desta sexta-feira (16/01), os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 . A consulta já está disponível para os participantes através da Página do Participante , mediante login com a conta gov.br.
Ao acessar o portal, o estudante pode conferir o boletim de desempenho individual, que detalha a nota da redação — com variação de zero a mil pontos — e a pontuação obtida em cada uma das quatro áreas de conhecimento: Linguagens, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática. No caso dos treineiros (estudantes que não concluíram o ensino médio em 2025), o resultado será publicado em até 60 dias .
📲 Clique aqui e faça parte do nosso grupo no WhatsApp
📰 Clique aqui e siga também o Mesorregional no Instagram
divulgação das notas abre o caminho para o ingresso em faculdades e universidades. Os candidatos devem ficar atentos ao calendário das próximas semanas, que define o uso da classificação nos programas governamentais:
- Sisu: As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada ocorreram de 19 a 23 de janeiro . O sistema oferece vagas em instituições públicas e não exige o envio de aviso prévio de documentos no ato da inscrição.
- Prouni: Para quem busca bolsas de estudo integrais ou parciais em instituições privadas, o Programa Universidade para Todos abrirá inscrições de 26 a 29 de janeiro .
- Fies: O Fundo de Financiamento Estudantil é outra alternativa disponível para os participantes que desejam financiar uma graduação.
De acordo com o balanço oficial, a edição de 2025 conta com 4,8 milhões de inscritos , registando um índice de 72% de presença nos dois dias de aplicação das provas.
Para os participantes que indicaram o interesse em utilizar o Enem para fins de certificação de conclusão do ensino médio , os critérios exigirão uma pontuação mínima de 450 pontos em cada uma das áreas do conhecimento e, pelo menos, 500 pontos na redação. As obrigações devem ser realizadas junto a instituições certificadas autorizadas por meio do portal do Inep.
Informações segundo o Veículo de comunicação Agência Brasil.
Foto: Reprodução / Veículo de comunicação Agência Brasil
