Audiência em Blumenau debate violência doméstica e feminicídios
Encontro reuniu autoridades e sociedade civil para discutir soluções diante de números preocupantes de violência contra a mulher no município.

Na noite desta segunda-feira (31/03), a Câmara de Blumenau promoveu uma audiência pública no Plenário para discutir a violência doméstica e os feminicídios que assolam o município. Após uma tentativa tentativa de feminicídio recente, voltaram os olhares sobre a temática na região. Solicitada pelo vereador Jean Volpato (PT) por meio do Requerimento 568/2025 e aprovada pelo parlamento, a iniciativa trouxe à tona dados impactantes e propostas para enfrentar o problema. Participaram vereadores, deputadas, representantes da Polícia Civil, Polícia Militar, OAB e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, além de entidades e movimentos sociais.
A deputada estadual Luciane Carminatti (PT), Procuradora Especial da Mulher na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, abriu o debate destacando a responsabilidade coletiva no combate à violência. Ela apresentou números do Observatório da Violência Contra a Mulher de Santa Catarina – único no Brasil entre assembleias legislativas: em 2024, Blumenau registrou 1279 ameaças, 17 estupros, 1398 medidas protetivas e 4 feminicídios, liderando o ranking estadual neste último quesito. Já nos dois primeiros meses de 2025, foram 201 ameaças, 2 estupros, 201 medidas protetivas e nenhum feminicídio. “Esses números mostram que precisamos discutir o tema aqui e nas escolas, combatendo o machismo e a cultura que o sustenta”, afirmou Carminatti, defendendo a capacitação de profissionais de saúde e o fortalecimento da segurança pública.
A vereadora Cristiane Loureiro (Podemos), Procuradora Especial da Mulher na Câmara, relatou que a Procuradoria, criada em 2021, realizou 500 atendimentos em 2024 e já ultrapassou 40 neste ano. Ela destacou iniciativas como o Selo Empresa Amiga da Mulher, que incentiva empregadores a apoiar vítimas de violência, e a Semana do Empreendedorismo Feminino. “Essa luta é de toda a sociedade, não só das mulheres”, reforçou.
A delegada Juliana de Souza Tridapalli, da Polícia Civil, compartilhou avanços na Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso (DPCAMI). Desde 2019, a relação com grupos de proteção melhorou, superando antigas tensões. “Hoje, trabalhamos juntos pelo mesmo objetivo. Desde 2012, todos os autores de feminicídios em Blumenau foram presos, e, desde 2015, os de tentativas também foram identificados”, informou.
Já a sargento Tatiane, da Rede Catarina da Polícia Militar, apontou que, em janeiro e fevereiro de 2025, houve 508 registros de violência contra a mulher, sendo 72% de natureza não física. “Isso mostra que as mulheres estão denunciando antes da agressão física, o que é crucial, pois ela é o último passo antes do feminicídio”, disse. Comparado a 2024, quando houve dois casos, Blumenau registra uma redução de 100% em feminicídios neste início de ano.
O vereador Jean Volpato, proponente do debate, classificou a violência como uma questão estrutural e lançou um manifesto pelo fim da violência contra a mulher e pela igualdade de gênero, cobrando mais redes de proteção e a criação de um Conselho Municipal da Mulher. A audiência também abriu espaço para a comunidade, que defendeu mais investimentos em educação, prevenção e autonomiaautonomia feminina.
Foto: Divulgação / Prefeitura de Blumenau / Rogério Pires / Imprensa CMB
