Aulas são suspensas em Santa Catarina por causa de fortes chuvas previstas para o estado
A Secretaria de Estado da Educação (SED) determinou, nesta segunda-feira (8), a suspensão das aulas em regiões de Santa Catarina que estão sob alerta laranja (alto risco) e vermelho (risco muito alto) emitidos pela Defesa Civil. A medida vale para as redes estadual, municipal e privada que adotarem a orientação.
📲 Clique aqui e faça parte do nosso grupo no WhatsApp
📰 Clique aqui e siga também o Mesorregional no Instagram
As aulas serão suspensas nesta segunda e terça-feira (9). Em Blumenau, porém, as escolas seguem funcionando normalmente na tarde desta segunda, já que o município só deve entrar em estado de alerta laranja a partir da madrugada.

Como ficam as aulas
Segunda-feira (08): aulas suspensas nos períodos vespertino e noturno nas regiões em alerta laranja.
Terça-feira (09): aulas suspensas nos períodos matutino e vespertino nas regiões em alerta laranja e vermelho.
Alerta da Defesa Civil
A Defesa Civil emitiu um alerta para condições de tempo extremamente adversas entre esta segunda e terça-feira, devido à atuação de um ciclone extratropical que vai manter o estado sob chuva intensa, rajadas de vento e risco de tempestades severas.
Ao longo da tarde e noite desta segunda, há possibilidade de temporais com chuva intensa, fortes rajadas de vento e queda de granizo, principalmente no Grande Oeste e Planalto Norte.
Na terça-feira, as instabilidades se intensificam em todo o estado. A chuva será persistente e, em alguns momentos, muito volumosa em curtos períodos. O risco é classificado como moderado para deslizamentos e muito alto a alto para alagamentos e enxurradas.
A intensificação da chuva começa ainda na madrugada pelo Grande Oeste e avança para as demais regiões ao longo da manhã. No Litoral, a instabilidade chega cedo e permanece durante todo o dia.
Com o solo já fragilizado, a Defesa Civil alerta para risco geológico moderado principalmente na Grande Florianópolis e no Litoral Sul. Moradores de áreas de encosta, taludes rodoviários e regiões já mapeadas como de risco devem redobrar a atenção.
Na quarta-feira (10), com o afastamento do ciclone para alto mar, as instabilidades diminuem e os temporais ficam mais isolados. O vento de oeste, porém, ganha força em praticamente todo o estado, com rajadas entre 60 e 80 km/h, podendo ser ainda mais intensas.
Recomendações da Defesa Civil
- Busque abrigo durante tempestades e fique longe de janelas.
- Evite transitar ou se abrigar próximo a árvores, postes, muros e placas durante ventos fortes.
- Nunca atravesse áreas alagadas, pontes ou pontilhões submersos.
Foto: Arquivo Prefeitura de Blumenau
