EducaçãoGeral

Biblioteca Ambulante retoma atividades em Blumenau

A partir do dia 23 de fevereiro, as estradas que ligam as áreas rurais e periféricas de Blumenau receberão novamente a visita da Biblioteca Ambulante. O programa, que é fruto de uma parceria entre as secretarias de Cultura e Relações Institucionais (SMC) e de Educação (Semed), retoma seu calendário anual com um roteiro focado em oito escolas isoladas do município, localizadas distantes da região central.

O projeto é um marco na história catarinense. Iniciado em julho de 1977, foi o pioneiro em Santa Catarina no formato itinerante. A iniciativa partiu do professor José Ferreira da Silva, ex-diretor da antiga Casa Dr. Blumenau. Atualmente, a gestão é realizada pela servidora Verena Pellis Kirsten, que há 33 anos percorre o interior na Kombi personalizada, levando livros e literatura para crianças que aguardam o veículo com entusiasmo para realizar o empréstimo de obras.


📲 Clique aqui e faça parte do nosso grupo no WhatsApp
📰 Clique aqui e siga também o Mesorregional no Instagram

Além do incentivo à leitura, a ação conta há 18 anos com o reforço do programa “Museu Vai à Escola”, em parceria com o Museu da Família Colonial. O objetivo é levar o conhecimento sobre a história da colonização local diretamente aos estudantes das comunidades mais afastadas.

Confira as escolas que integram o roteiro:

Fortaleza: EM Bilíngue Alwino Dorow.

Vila Itoupava: EM Frederico Sievert, EM Carlos Manske, EBM Bilíngue Vereador Erno Bublitz e EIM Willy Muller.

Itoupava Central: EIM Dr. Blumenau e EIM Bilíngue Alves Ramos.

Progresso: EIM Capitão Euclides de Castro.

Foto: Divulgação / Prefeitura de Blumenau

error: Conteúdo Protegido !!