Blumenau conquista primeiro ouro do Brasil em Jogos Pan-Americanos na categoria Júnior

O atleta Daniel Passold Filho, do Clube Náutico América/SME Blumenau, marcou história ao conquistar a primeira medalha de ouro do Brasil nos Jogos Pan-Americanos Júnior 2025, realizados em Assunção, no Paraguai. A vitória ocorreu neste domingo, dia 10 de agosto, na final do double skiff masculino, em parceria com o remador João Batista. A dupla brasileira dominou a prova do início ao fim, registrando o tempo de 6min31s.
Além do ouro, Daniel Passold Filho também faturou a medalha de prata na prova oito com timoneiro, ao lado do timoneiro Marcello Oliveira e dos atletas Andrei Alves, Arthur Aguiar, Diogo Gonçalves, João Batista, Kayki Siqueira, Marcelo de Almeida e Miguel Marques. O remador de Blumenau ainda tem chances de conquistar uma terceira medalha, competindo na prova four skiff.

Outra representante do Clube Náutico América/SME Blumenau, Giulia Alves, terminou na quinta colocação na prova quatro sem timoneiro, juntamente com as atletas Ana Ferreira, Luiza Nazario e Maria Fuhrmann. Ela ainda disputará a prova oito com timoneiro, com possibilidade de subir ao pódio.
Além dos atletas, o treinador Roque Zimmermann também representa Blumenau na competição continental.
No quadro geral de medalhas, o Brasil lidera com 22 medalhas conquistadas até o momento: 11 de ouro, cinco de prata e seis de bronze. O Chile ocupa a segunda posição, com 11 medalhas (seis ouros, três pratas e dois bronzes), seguido pela Colômbia, com dez medalhas (dois ouros, duas pratas e seis bronzes).

A delegação brasileira busca o bicampeonato dos Jogos. Na edição inaugural, realizada em Cali, na Colômbia, em 2021, o país terminou na liderança com 164 medalhas no total: 59 de ouro, 49 de prata e 56 de bronze.
Foto: Divulgação / Prefeitura de Blumenau
