DestaquesPolítica

Blumenau intensifica retirada de fios irregulares em novos mutirões pelos bairros

Mesmo sob o forte calor que atinge a região, as equipes da Prefeitura de Blumenau realizaram, nesta quarta-feira (14/01), a 18ª edição do mutirão do programa Limpa Fios. A ação ocorreu na Rua José Deeke, no bairro Escola Agrícola , mobilizando técnicos e operários para a higienização e retirada de fiações irregulares e cabos sem uso que comprometem o cenário urbano e a segurança da comunidade.

O trabalho é coordenado pelo PROCON de Blumenau e conta com a participação da INGESAL (empresa terceirizada da Celesc), além de equipes técnicas das principais operadoras de telefonia e internet, como Vivo, Oi, Vital, Claro e Unifique. De acordo com o secretário do PROCON, Cezar Campesatto , uma tarefa de força iniciada às 9h e finalizada ao meio-dia percorreu toda a extensão da via, removendo materiais que geravam poluição visual e riscos de acidentes.

“Esse é um programa permanente que acontecerá durante todo o ano de 2026. O objetivo principal é evitar riscos, especialmente para motociclistas , e melhorar a qualidade de vida da população”, destacou Campesatto. A Rua José Deeke foi escolhida após o cronograma já ter contemplado outras vias importantes do bairro, como a Rua Benjamin Constant .

📲 Clique aqui e faça parte do nosso grupo no WhatsApp
📰 Clique aqui e siga também o Mesorregional no Instagram

Para garantir que o serviço chegue aos mais pontos da cidade, o órgão reforça a importância da participação comunitária. Associações de moradores ou residentes que identificam fiações soltas ou emaranhadas excessivas podem solicitar a inclusão de suas ruas no cronograma de mutirões, que ocorrem todas as quartas-feiras .

As denúncias e pedidos de manutenção devem ser encaminhados via WhatsApp através do número (47) 3381-7151. É necessário enviar uma foto ou vídeo do local, juntamente com o nome da rua e a localização exata para que a equipe de fiscalização e limpeza possa providenciar o atendimento.

Confira a entrevista diretamente com o PROCON e também com a empresa tercerizada:

Foto: Maria Eduarda Franz / Mesorregional

error: Conteúdo Protegido !!