Blumenau oferece ações familiares em situações de vulnerabilidade
A Secretaria de Desenvolvimento Social de Blumenau promove o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, atendendo desde crianças até idosos em parceria com 12 organizações civis, visando proteger famílias em vulnerabilidade social.
A Secretaria de Desenvolvimento Social (Semudes) de Blumenau realiza o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) em parceria com Organizações da Sociedade Civil (OSCs). Esse serviço, de caráter preventivo e protetivo, auxilia pessoas em situações de vulnerabilidade social, evitando o rompimento de laços familiares e comunitários. Integrado ao Sistema Único de Assistência Social (Suas), o SCFV complementa ações como o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família e o Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos.
O programa é oferecido e monitorado pelos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), organizado por faixas etárias dos participantes. Em Blumenau, ele é executado em colaboração com 12 OSCs. Além de fortalecer vínculos, o SCFV informa sobre direitos, incentiva a participação cidadã e facilita o acesso a serviços públicos como educação, saúde, cultura, esporte e lazer. As atividades promovem interações intergeracionais, estimulando respeito, convivência e solidariedade.
📲 Clique aqui e faça parte do nosso grupo no WhatsApp
As OSCs responsáveis pelo serviço, divididas por faixas etárias, são as seguintes:
Para idosos com 60 anos ou mais: Associação Blumenauense na Luta Contra o Câncer (Ablucan) e Associação de Cegos do Vale do Itajaí (Acevali).
Para crianças até 6 anos: Associação Pedagógica Eurípedes Barsanulfo, Associação Blumenauense de Amigos dos Deficientes Auditivos (Abada) e Associação de Educação Complementar Puro Amor.
Para crianças e adolescentes de 6 a 15 anos: Associação Assistencial Lar Betânia, Associação Blumenauense de Amigos dos Deficientes Auditivos (Abada), Associação de Educação Complementar Puro Amor, Associação Casa de Jairo, Associação Pedagógica Eurípedes Barsanulfo, Cruz Azul no Brasil, Sociedade Casa da Esperança e Casa de Acolhida São Felipe Neri.
Para jovens e adultos de 18 a 29 anos: Associação de Amigos, Pais e Portadores de Mielomeningocele (AAPPM), Associação Blumenauense de Amigos dos Deficientes Auditivos (Abada) e Associação Beneficente Bom Samaritano.
Para adultos de 30 a 59 anos: Associação Beneficente Bom Samaritano, Associação Blumenauense na Luta Contra o Câncer (Ablucan), Associação Blumenauense de Amigos dos Deficientes Auditivos (Abada), Associação de Cegos do Vale do Itajaí (Acevali) e Associação de Amigos, Pais e Portadores de Mielomeningocele (AAPPM).
Fotos: Divulgação / Prefeitura de Blumenau
