Blumenau reforça ações e abordagens para moradores de rua
Na manhã desta sexta-feira (31/10), a Secretaria de Desenvolvimento Social (Semudes), por meio da Abordagem Social, promoveu operação integrada no Centro e na Itoupava Norte de Blumenau. Com apoio da Polícia Militar, Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) e Secretaria de Serviços Urbanos (Seurb), a equipe visitou cinco locais estratégicos.
Todas as sete pessoas abordadas aceitaram ser encaminhadas ao Centro POP para prosseguir com os atendimentos. Lá, elas podem optar por direcionamento a abrigos, comunidades terapêuticas ou outros serviços especializados.
O prefeito Egidio Ferrari, que acompanhou a ação in loco, destacou a integração entre as secretarias: “Blumenau é uma cidade de oportunidades. Estamos atuando de forma integrada para oferecer não só acolhimento, mas as ferramentas e o apoio para que essas pessoas possam reconstruir suas vidas com dignidade, fora das ruas”.
📲 Clique aqui e faça parte do nosso grupo no WhatsApp
Já o secretário de Desenvolvimento Social, Rafael Burgonovo, enfatizou a importância da participação comunitária: “Sempre reforçamos para a comunidade acionar a Prefeitura em vez de oferecer esmolas. Assim podemos garantir que essas pessoas tenham acesso aos atendimentos adequados. Para solicitar apoio da Abordagem Social, basta ligar para o telefone 156, opção 2”.
Estrutura de atendimento disponível
A Prefeitura de Blumenau mantém rede completa de serviços para a população em situação de rua:
- Abordagem Social: Identifica e encaminha pessoas aos serviços disponíveis. Atendimento 24 horas pelo 156, opção 2.
- Parceria com OSCs Instituto Família Feliz e Instituto Edificando Vidas: Funciona 24 horas, com acolhimento temporário em abrigos e casas de passagem.
- Centro POP: Atende quem não adere a abrigos, oferecendo alimentação, higiene pessoal e suporte psicossocial. Funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, na Rua Rudolf Roedel, 147, bairro Salto Weissbach.
- Encaminhamentos e reintegração: Equipes técnicas auxiliam na regularização documental, reinserção no mercado de trabalho e retorno à cidade de origem quando necessário. Há ainda direcionamento para comunidades terapêuticas via Diretoria de Políticas sobre Drogas e Reintegração Social.
A Prefeitura segue com ações contínuas para ampliar a oferta de serviços à população em vulnerabilidade.
Foto: Divulgação / Prefeitura de Blumenau
