CulturaGeral

Blumenau vai abrigar Centro de Memória Italiana

Gestores culturais dos 14 municípios do Vale Europeu discutem formalização de parceria para criar o Centro de Memória Italiana no Arquivo Histórico José Ferreira da Silva, em Blumenau, com foco em documentos e registros históricos da imigração de 1875.

A diretora do Arquivo Histórico José Ferreira da Silva, Sueli Petry, participou nesta semana de uma reunião em Pomerode com representantes culturais da Associação dos Municípios do Vale Europeu (Amve). Durante o encontro, ela propôs aos gestores a busca por apoio para formar e incrementar o acervo do Centro de Memória Italiana.

📲 Clique aqui e faça parte do nosso grupo no WhatsApp

A iniciativa, destinada a beneficiar toda a Regional Vale Europeu, será debatida novamente com os prefeitos em dezembro, quando a parceria deve ser oficializada para reunir o material necessário e impulsionar o projeto. “Neste ano em que comemoramos os 150 anos da grande imigração italiana, entendemos a importância de deixar um legado para as futuras gerações”, destacou o secretário municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC) de Blumenau, Sylvio Zimmermann. “É importante criar um centro de memória italiana no Arquivo Histórico com os documentos que já estão sob a guarda do local, mas também será bom receber contribuições de outras cidades que no passado faziam parte de Blumenau e que muitas vezes não têm estrutura para preservar importantes registros da nossa história.”

O projeto abrange os 14 municípios formadores da Amve, com um espaço dedicado exclusivamente às memórias dos imigrantes italianos que chegaram ao Vale do Itajaí em 1875. A parceria cultural envolve as comunidades de Apiúna, Ascurra, Benedito Novo, Blumenau, Botuverá, Brusque, Doutor Pedrinho, Gaspar, Guabiruba, Indaial, Pomerode, Rio dos Cedros, Rodeio e Timbó. “A intenção é a união de todos os municípios para reunir num único espaço, no Arquivo Histórico José Ferreira da Silva, os acervos particulares e institucionais dos municípios da Amve. Mas poderia ser em qualquer outro local, visto que a intenção é preservar as histórias e os documentos para que não se percam”, concluiu Sueli Petry.

Foto: Divulgação / Prefeitura de Blumenau

error: Conteúdo Protegido !!