Brasil e Japão fortalecem laços com novos acordos
Parceria Estratégica Global é revitalizada com ações em comércio, meio ambiente e tecnologia.

Nesta quarta-feira (26/03), o Brasil e o Japão assinaram dez acordos de cooperação em áreas como comércio, indústria e meio ambiente, além de 80 instrumentos entre entidades subnacionais, incluindo empresas, bancos, universidades e institutos de pesquisa. Os atos ocorreram durante a reunião entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o primeiro-ministro japonês Shigeru Ishiba, em Tóquio.
Os dois países anunciaram um plano de ação para revitalizar a Parceria Estratégica Global, elevando o nível das relações diplomáticas estabelecidas desde 2014. Entre os destaques, estão iniciativas para combustíveis sustentáveis, mobilidade, educação, tecnologia da informação e saúde, além de medidas para redução de riscos de desastres e recuperação de terras degradadas.
O presidente Lula ressaltou a importância de aprender com os avanços do Japão e destacou a prioridade em cuidar dos 211 mil brasileiros residentes no país asiático. Ele também enfatizou a inclusão das 30 mil crianças e adolescentes brasileiros no ensino público japonês, com foco no aprendizado da língua japonesa.
Outro ponto relevante foi a decisão do Japão de incrementar o uso de biocombustíveis, abrindo espaço para parcerias na transição energética e atraindo investimentos para a produção de etanol, hidrogênio verde e combustíveis renováveis no Brasil. Lula reafirmou a intenção de elevar a mistura de etanol na gasolina e de biodiesel no diesel fóssil, alinhando-se ao objetivo de descarbonização.
Além disso, o Japão foi o primeiro país asiático a contribuir com o Fundo Amazônia, com um investimento de R$ 14 milhões, reforçando o compromisso com a sustentabilidade e o combate ao desmatamento.
Segundo informações do veículo de informação, Agência Brasil.
Foto: Reprodução / Agência Brasil / Ricardo Stuckert
