Café Azul em Blumenau reunirá comunidade em apoio aos pais e amigos de autistas
Na próxima segunda-feira, 28 de abril, às 18h30min, o Espaço Glass na Rivage em Blumenau sediará o Café Azul, um evento destinado a angariar recursos para a criação da Associação Blumenauense de Pais e Amigos dos Autistas. A idealizadora da associação é Josi Menestrina, uma mãe atípica diagnosticada com Transtorno do Espectro Autista (TEA), que junto com seu marido Diego, decidiu iniciar a iniciativa após vivenciarem os desafios diários das famílias atípicas, como a demora no diagnóstico e o acesso limitado ao acompanhamento multidisciplinar.

A Associação tem como objetivo principal oferecer terapias a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, com prioridade para filhos de mães solo, além de fortalecer a rede de apoio para o cuidado de mães de pessoas com deficiência (PCDs). O evento é uma oportunidade para a comunidade conhecer mais sobre o projeto e contribuir para sua implementação.
Mesmo estando em processo de formalização, a organização social (OSC) já realizou algumas ações importantes, como a tarde inclusiva no Aquário Oceanic e na Aventura Jurássica, em Balneário Camboriú, no último 11 de março. A atividade contou com a participação de 21 autistas acompanhados de suas mães, professores e terapeutas, e foi possível graças a doações e trabalho voluntário.
Além disso, em março, a OSC promoveu uma tarde de cuidados voltada para as mães de filhos atípicos, oferecendo atendimentos com psicólogas, fisioterapeuta, maquiadora, massagista, uma sessão de fotos, palestra sobre manejo comportamental e um delicioso café acolhedor.
A Associação Blumenauense de Pais e Amigos dos Autistas certamente representa uma importante ação social, e o Café Azul será uma oportunidade para a comunidade se envolver, contribuir e fazer a diferença na vida dessas famílias.
Imagem gerada por IA